2025.20

A versão 2025.20 do Trimble Access software está disponível a partir de Novembro de 2025.

Estas Notas de Versão descrevem os novos recursos e as mudanças disponíveis nesta versão do software Trimble® Access™. Alternativamente, você pode baixar essas notas de versão em um arquivo PDF.

Novos recursos e melhorias

Fluxos de trabalho simplificados centrados em projetos

Trimble Access A versão 2025.20 traz uma abordagem simplificada para gerenciar projetos e dados, criando um sistema mais centrado em projetos. No centro desta atualização está a capacidade de configurar o Sistema de Coordenadas, as Unidades e a Biblioteca de características para projetos. A nova página de dados de projeto fornece um local central conveniente para gerenciar todos os arquivos compartilhados entre os trabalhos dentro do projeto. Esta atualização facilita a configuração do projeto, a criação de trabalhos e o gerenciamento de arquivos de projeto, promove a consistência e melhora o fluxo de dados entre o campo, a nuvem e o escritório.

Configurar as definições do trabalho no nível do projeto

Agora você pode definir o sistema de coordenadas, as unidades e as configurações da Biblioteca de características no nível do projeto, facilitando a criação de novos trabalhos a partir das configurações do projeto. Você pode definir essas configurações para projetos criados no Trimble Connect e depois baixados para o controlador, ou para projetos criados no Trimble Access. Por padrão, quando você cria um trabalho, as configurações do projeto são usadas para criar esse trabalho. Isso garante consistência em todo o projeto e minimiza erros de configuração. Se necessário, você ainda pode criar trabalhos a partir de modelos ou de arquivos JobXML ou DC.

Gerenciamento de dados do projeto

Há uma série de melhorias que foram feitas para ajudar a gerenciar dados do projeto:

  • O novo fluxo de trabalho do projeto em Trimble Access agora inclui uma etapa para adicionar facilmente arquivos ao projeto a partir de Trimble Connect, uma pasta local ou outro local no controlador.

  • Ao abrir um projeto, a tela do projeto agora mostra a página Trabalhos listando os trabalhos no projeto e a nova página Dados do projeto , onde você pode gerenciar facilmente os arquivos de projeto disponíveis para uso com os trabalhos no projeto. Toque em Adicionar para adicionar arquivos de Trimble Connect, uma pasta local ou outro local no controlador. Tocar para ocultar arquivos quando você não precisa deles e para organizar a lista de dados do projeto.

  • No Gerenciador de camadas, as guias Arquivos de pontos e Arquivos de mapa agora estão consolidadas em uma única guia Dados de projeto . Use a guia Dados de projeto para selecionar os arquivos de dados do projeto a serem usados com o trabalho aberto e para controlar se os dados no arquivo são selecionáveis.

  • Arquivos marcados em Trimble Connect com TrimbleAccess.ProjectFile agora são baixados automaticamente para o controlador para todos os usuários em um projeto, simplificando os fluxos de trabalho do escritório para o campo.

  • Todos os arquivos adicionados à página de dados de projeto de Trimble Connect são mantidos atualizados enquanto você estiver conectado a Trimble Access.

  • Arquivos locais na página de dados de Projeto agora podem ser carregados tocando no ícone de upload, dando a você controle manual direto para carregar arquivos de projeto na nuvem quando estiver pronto. Isso substituiu a configuração Carregar arquivos vinculados .

  • Superfícies topográficas criadas no Trimble Access (arquivo TTM) são agora carregados para a nuvem com o restante do projeto e podem ser visualizados na extensão Trimble Connect Field Data.

Melhorias no fluxo de trabalho

Melhoramos o comportamento do software ao atualizar o status do trabalho e enviar dados do trabalho para a nuvem para que as atualizações sejam mais visíveis e intuitivas:

  • Atualizações de status automatizadas

    O status de um trabalho agora é configurado automaticamente como Em andamento quando você inicia um levantamento e o trabalho é carregado automaticamente na nuvem, para que fique visível na extensão Trimble Connect Field Data.

  • Controle de status interativo

    Agora você pode alterar o status de um trabalho (por exemplo, para Em andamento ou Trabalho de campo concluído) clicando no ícone de status do trabalho ao lado do nome do trabalho na página Trabalhos.

  • Novo status Fechado

    Depois que o status do trabalho for definido como Fechado na extensão Trimble Connect Field Data, Trimble Access solicita que você exclua o trabalho do controlador. Isso ajuda a liberar espaço de armazenamento no seu dispositivo.

Melhorias no filtro de trabalhos

Simplificamos os filtros disponíveis na página Trabalhos e melhoramos o desempenho ao filtrar a lista de trabalhos em projetos em nuvem que tenham um grande número de trabalhos. Selecione dentre os seguintes filtros:

  • Trabalhos na nuvem: Todos exibem todos os trabalhos na nuvem.

  • Trabalhos na nuvem: Atribuídos a mim exibe apenas trabalhos na nuvem atribuídos ao usuário conectado.

  • Trabalhos na nuvem: Status fechado exibe todos os trabalhos na nuvem que têm o status de Fechado.

Rastreamento GNSS aprimorado com GeoLock

Adicionamos um modo de travamento no alvo aprimorado chamado GeoLock™, que é um Autolock® (travamento automático) assistido por GNSS. O GeoLock substitui a Busca GPS e está disponível em todos os instrumentos habilitados para Autolock. O GeoLock melhora significativamente o rastreamento de alvos ativos do instrumento, aumentando sua produtividade. Seus principais recursos são:

  • Reaquisição mais fácil do alvo: A página de Configurações de controle de alvo, reformulada, facilita ainda mais a recuperação de travamento em seu alvo, a despeito do ambiente onde você estiver trabalhando.

  • Rastreamento preditivo: Quando o travamento é perdido, o instrumento continua girando a uma velocidade semelhante, permitindo que o Autolock encaixe automaticamente em seu alvo. Em situações nas quais o rastreamento preditivo não trava de volta no alvo, selecione um comportamento automático adequado:

    • Rastreamento GNSS: Para levantamentos integrados usando um Receptor com excelentes Posições GNSS, o Instrumento gira diretamente para sua localização e trava no alvo. Em muitos ambientes, isso também funciona bem com posições GNSS de qualidade inferior.

    • Buscar: O GeoLock se volta para sua localização GNSS e então executa automaticamente uma busca. O Trimble Access monitora as precisões da posição e só gira verticalmente quando as precisões verticais forem boas.

    • Exibir vídeo/joystick: O instrumento gira para sua localização GNSS e exibe a tela de vídeo e joystick para um controle mais preciso. Isso é útil em ambientes GNSS difíceis, como em trabalhos no meio de árvores. Você também pode acessar as opções de Busca diretamente na tela do Joystick. Quando o bloqueio é recuperado, a tela de Vídeo/Joystick fecha automaticamente.

Opções de reseção para uso de pontos

A nova caixa de grupo Uso na tela Detalhes do ponto fornece uma maneira mais fácil de gerenciar pontos na solução de reseção. O novo campo Uso da observação permite que você decida se o ponto será usado no cálculo. Selecione Deixar a Reseção decidir, Habilitado ou Desabilitado.

Melhorias na experiência do usuário

  • A aba Trabalhos agora carrega muito mais rápido e responde melhor a projetos que contenham milhares de trabalhos.

  • Trimble Access agora é muito mais responsivo ao trabalhar em projetos em nuvem que contenham milhares de trabalhos e o recurso Carregar automaticamente o projeto atual está habilitado.

  • Ao adicionar dados de projeto ao Gerenciador de camadas, o local padrão no navegador de arquivos Trimble Access agora é sempre o último local usado. Em versões anteriores, Trimble Connect era o local padrão sempre que você estava conectado.

  • Para reduzir a desordem, as abas Varreduras e Inspeções no Gerenciador de camadas são agora exibidas somente quando varreduras ou inspeções tiverem sido criadas no trabalho.

  • O software não reinicia mais quando você ativa ou desativa o modo escuro na tela de Configurações do mapa.

  • Para otimizar a largura da faixa de rádio, o sinal de vídeo de um Estação total Trimble Série S agora é pausado quando não estiver sendo usado.

Atributos automáticos em arquivos de biblioteca de características

Trimble Access 2025.20 adiciona suporte para atributos automáticos adicionados a tipos de características em arquivos de biblioteca de  características criados usando o Feature Definition Manager.

Ao medir ou trabalhar com características em trabalhos, os atributos automáticos atribuídos a esse tipo de característica são preenchidos automaticamente com dados do ponto medido ou com dados calculados. Os atributos automáticos disponíveis são:

  • Pontos: Norte, Leste, Altura, Latitude, Longitude, Elevação

  • Linhas: Comprimento

  • Polígonos: Perímetro, Área

Esses atributos são somente leitura em Trimble Access e Trimble Business Center. Os valores serão recalculados se um ponto ou característica for alterado.

Use um único código para pontos e linhas

Agora você pode usar o mesmo código tanto para características de ponto quanto para características de linha/polígono.

Por exemplo, em vez de usar dois códigos para um tubo (PIPE_JNT para o ponto e PIPE_L para o traçado), agora você pode usar um único código (PIPE) para ambos.

Como funciona:

  • Na biblioteca de características: configure dois códigos com o mesmo nome de código (por exemplo, PIPE), um como recurso do ponto (com seu símbolo e atributos), e o outro como característica de linha (com seu tipo de linha e atributos).

  • No campo: Ao usar esse código, você será solicitado a inserir primeiro os recursos do ponto e, em seguida, as características de linha. Os símbolos e tipos de linha corretos são aplicados automaticamente. Essa mudança significa uma biblioteca de código mais simples e mais rápida e uma coleta de campos mais intuitiva.

Novo método de varredura de estrutura de superfície

Trimble Access 2025.20 adiciona o novo método de enquadramento de Superfície ao digitalizar usando um Estação Total de Escaneamento Trimble SX10 ou SX12. Este método permite selecionar uma superfície de um projeto, como um modelo BIM, e fazer com que o software calcule um quadro de varredura que cubra toda essa superfície.

Para definir a área da estrutura usando uma superfície, você deve selecionar a superfície no mapa. Na tela Digitalização , selecione Superfície como o método de enquadramento e toque na tecla programável Selecionar superfície para usar a superfície selecionada no mapa. Se necessário, você pode especificar um Fator de inflação para expandir o quadro de varredura além das bordas da superfície do desenho.

Medir a elevação do projeto

Agora você pode medir uma elevação de projeto diretamente de um ponto físico ou referência, como uma linha em uma parede. Isso fornece uma alternativa precisa e eficiente à digitação manual da elevação, o que é especialmente útil para projetos de construção civil. Esta opção está disponível ao usar uma Estação Total no modo DR e Prisma ou com um receptor GNSS.

Criação de pontos, polilinhas e polígonos a partir de itens em um arquivo vinculado ou mapa em segundo plano

Ao editar uma única polilinha ou polígono em um arquivo vinculado ou Web Feature Service, a polilinha ou polígono selecionado agora é copiado automaticamente para o trabalho. Em Trimble Access 2025.10 você sempre tinha que copiar a polilinha ou polígono usando a opção Criar a partir da seleção no menu tocar e segurar antes de poder editá-lo.

A opção Criar a partir da seleção ainda está disponível para copiar itens para o trabalho quando você tiver selecionado vários pontos, polilinhas e polígonos de um arquivo vinculado ou Web Feature Service no mapa.

Criação aprimorada de linha de trabalho

Trimble Access A versão 2025.20 oferece maior flexibilidade ao criar linhas de trabalho codificadas por recursos usando a opção Armazenar polilinhas com códigos em linhas.

  • Agora você pode criar polilinhas e polígonos com códigos armazenados diretamente nas linhas sempre que estiver usando códigos de características, inclusive ao usar Medir pontos e Medir topo.

  • Se você usar apenas pontos existentes para criar linhas ou polígonos, poderá usar medir código sem precisar se conectar a um Instrumento ou Observações GNSS e iniciar um levantamento. Selecione um estilo de levantamento (que não será usado a menos que você meça um novo ponto) e então inicie medir código. Contanto que você esteja usando códigos de linha ou polígono, você pode selecionar pontos existentes para criar traçados. Trimble recomenda desativar a configuração de toque único para medir na tela de opções para medir código, para que você possa selecionar mais facilmente vários pontos existentes.

Essa nova opção Armazenar polilinhas com códigos em linhas foi introduzida no Trimble Access versão 2025.10, para Medir códigos e permite a criação e modificação de polilinhas e polígonos mais fácil, usando tanto pontos existentes como pontos recentemente medidos. Os pontos podem ser inseridos sem esforço, tornando-a ideal para fluxos de trabalho semelhantes a levantamentos cadastrais, nos quais os pontos podem ser medidos fora de ordem.

Para aqueles que preferem a abordagem tradicional, a opção Criar linha de trabalho codificada por características com códigos nos pontos ainda está disponível.

Ambos os métodos geram símbolos e linhas de trabalho detalhados, definidos no FXL, tanto no campo quanto no Trimble Business Center. Você pode configurar sua biblioteca de códigos de características para se adequar ao seu fluxo de trabalho preferido, usando o Trimble Access ou o Feature Definition Manager.

Principais benefícios de Armazenar polilinhas com códigos em linhas:

  • Ordem flexível de pontos: Meça pontos em qualquer ordem, então defina facilmente as linhas.

  • Edição fácil: Insira ou remova pontos de polilinhas e polígonos com facilidade.

  • Linha de trabalho armazenada na tarefa: Polilinhas e polígonos são armazenados diretamente na tarefa.

  • Fluxos de trabalho cadastrais simplificados: Crie polígonos parciais com eficiência.

Dicas para Armazenar polilinhas com códigos em linhas:

  • Clique em Nova linha para iniciar uma nova polilinha. O destaque em amarelo indica a polilinha atual.

  • Clique na linha de trabalho amarela para destacá-la em azul para edição. Em seguida, toque em um ponto e use Inserir ponto ou Remover ponto no menu suspenso.

  • Use Seguinte ou Anterior para alternar entre polilinhas.

Ajustes dependentes para verificação de tolerância cadastral norueguesa

Ao realizar a verificação de tolerância cadastral, Trimble Access calcula a detecção de erros como um ajuste independente , o que atende aos atuais regulamentos cadastrais noruegueses para medições GNSS. Em Trimble Access a partir da versão 2025.20, agora é possível calcular um ajuste dependente , se necessário.

Um ajuste dependente fornece mais flexibilidade quando medições ou pontos não são totalmente independentes e estão vinculados a outras medições ou a outros pontos de dados estabelecidos. Para definir o ajuste de independente para dependente, adicione independent="false" ao final da linha Tolerances no arquivo CadastralTolerances.xml .

Para obter mais informações, consulte o tópico Configuração do arquivo XML cadastral norueguês em Trimble Access Ajuda.

Novo arquivo de configuração do ecobatímetro Bathylogger BL200 e BL700

O novo arquivo de configuração do ESD Bathylogger BL200 permite conectar o software Trimble Access aos dispositivos Bathylogger BL200 e BL700. Para maiores informações, acesse bathylogger.com/support/.

Essa folha de estilo está instalada na pasta Trimble Data / System Files no controlador com o software. Você também pode baixá-la na página Baixar arquivos de configuração.

Mensagens do sistema de coordenadas RTCM

O Trimble Access agora suporta a leitura do sistema de referência de coordenadas (CRS) da estação base RTK a partir de mensagens RTCM v3.4 tipo 1300 e 1302, caso sejam transmitidas da base. Uma mensagem de alerta será exibida se o sistema de referência global do trabalho atual não for o mesmo que o do serviço CRS recebido nesses tipos de mensagens RTCM. Este recurso só é compatível com conexões de internet do controlador.

Escala de coordenadas do solo de 0,0

Ao configurar um sistema de coordenadas para o projeto ou trabalho, o novo campo Escala de agora aparece na tela Selecionar sistema de coordenadas quando você seleciona uma das opções de Solo no campo Coordenadas .

Use o campo Escala de para selecionar o ponto a partir do qual o trabalho será dimensionado:

  • Selecione a opção Local do projeto para dimensionar tudo no trabalho a partir do Local do projeto. A localização do projeto em si não é dimensionada.
  • Selecione a opção Grade (0,0) para dimensionar tudo no trabalho (incluindo o local do projeto) a partir da coordenada 0,0.

Atualizações do banco de dados do sistema de coordenadas

O Banco de Dados do Sistema de Coordenadas Trimble instalado com o Trimble Access inclui os seguintes aprimoramentos:

  • Adicionado suporte para ETRS89-DREF91(R25), usado na Alemanha

  • Adicionada a versão beta do US SPS 2022

  • Adicionado suporte para NGD2012, usado na Nigéria

  • Adicionado suporte para todos os CR-SIRGAS, na época 2014.59, usado na Costa Rica

  • Atualizado o modelo de deslocamento para o México

  • Atualizado o modelo de deslocamento para REDGEOMIN, usado na indústria de mineração no Chile

  • Adicionado suporte para SRGI2013, usado na Nigéria

  • Adicionado suporte para REGPMOC, usado no Peru

  • Adicionado suporte para SIRGAS-ES2007.8, usado em El Salvador

  • Adicionado suporte para LKS2020, usado na Letônia

  • Adicionado suporte para SIRGAS-Chile 2025, usado no Chile

  • Adicionado suporte para CSRN2025, usado na Califórnia

O software Trimble Access agora está disponível em vietnamita

Agora você pode visualizar o software Trimble Access em vietnamita. Para poder selecionar vietnamita na tela Selecionar idioma do software Trimble Access, você deve instalar os arquivos do idioma vietnamita usando Trimble Installation Manager.

Mensagens de voz atualizadas

Trimble Access agora oferece mensagens de voz nos seguintes idiomas:

  • Italiano, polonês, português, romeno, tailandês, vietnamita

Também atualizamos as mensagens de voz nos seguintes idiomas:

  • Inglês, chinês simplificado, chinês tradicional, francês, alemão, coreano, sueco

Suporte a hardware

Controlador Trimble TSC510

O Trimble Access 2025.20 suporta o novo controlador Trimble TSC510. O TSC510 é equipado com o sistema operacional Android, possui uma tela sensível ao toque de 5", um teclado alfanumérico integrado, Wi-Fi integrado, tecnologia sem fio Bluetooth® e conectividade internacional WWAN via celular 5G LTE (somente para dados).

Controlador Trimble TSC710

O Trimble Access 2025.20 suporta o novo controlador Trimble TSC710. O TSC710 é equipado com o sistema operacional Android, possui uma tela sensível ao toque de 7", teclado alfanumérico integrado, Wi-Fi integrado, tecnologia sem fio Bluetooth® e conectividade internacional WWAN via celular 5G LTE (somente para dados).

Tablet Trimble T110

O Trimble Access versão 2025.20 suporta o novo tablet Trimble T110. O T110 é equipado com o sistema operacional Windows e tem tela sensível ao toque de 10", Wi-Fi integrado, tecnologia sem fio Bluetooth® , câmera e 1TB de armazenamento.

Receptor GNSS Trimble R750-2

O Trimble Access 2025.20 suporta o novo receptor GNSS Trimble R750 modelo 2 (o "Trimble R750-2").

Prisma Trimble Mini

O Trimble Access 2025.20 suporta o novo prisma Trimble Mini.

Problemas resolvidos

  • Ejetar USB: Se o software tiver solicitado " Ejetar o dispositivo USB? ", quando você clicava em Sim, o software às vezes relatava um erro.

  • Exportar para pasta de primeiro nível: Você agora pode exportar para a pasta de primeiro nível de um drive, como uma unidade USB.

  • Exportação para DXF: Corrigimos os seguintes problemas:

    • Aprimorado a posição do texto ao longo de pontos e linhas ao exportar para DXF, especialmente quando o trabalho usa Pé Internacional ou Pé americano para agrimensura.

    • Ao exportar de um trabalho usando um arquivo de biblioteca de características com a opção "Armazenar polilinhas com códigos em linhas" selecionada, as linhas exportadas não apresentavam a cor ou camada atribuída.Trimble Access.

  • Exportando para o relatório NZ Fieldbook (Word): Resolvemos um problema com os detalhes do receptor GNSS, ao exportar para o formato de relatório NZ Fieldbook no Word. A folha de estilo atualizada está disponível na página Baixar folhas de estilo.

  • Exportação de shapefile ESRI: Corrigimos os seguintes problemas:

    • Atributos de menu estendidos, que permitem selecionar mais de um valor de atributo, estavam ausentes em um Shapefile exportado.

    • EUREF-DK15 (usado na Dinamarca) agora está associado ao ETRS89 (código EPSG 4258) durante a exportação do Shapefile.

  • Atributos estendidos para linhas e Polígonos: Resolvemos um problema no qual dados de atributos de menus estendidos nem sempre eram propagados corretamente ao longo da linha ou do polígono que estivesse sendo medido.

  • Assistente de reparo de tarefa: Removemos a opção Ignorar cópia do assistente de reparo de tarefas. Essa alteração garante que sempre seja feita uma cópia da tarefa antes de iniciar o reparo.

  • Substituindo um ponto IFC existente: Corrigimos um problema ao criar um ponto a partir de um ponto existente em um arquivo IFC , no qual, se você optasse por substituir o ponto existente, o ponto existente era excluído, mas o novo ponto não recebia o mesmo nome do ponto excluído.

  • Propriedades IFC ausentes: O Trimble Access agora suporta a exibição de atributos em arquivos IFC de propriedade tipo números inteiros, booleanos e lógica.

  • Distâncias medidas: Corrigimos os seguintes problemas:

    • Se você selecionasse dois pontos no mapa e abrisse a tela Distâncias medidas, a elevação inicial e a elevação final não podiam ser definidas.

    • O comprimento entre dois pontos existentes não era calculado se a Elevação dos pontos não fosse definida.

  • Distância ao longo do alinhamento: Corrigimos um problema no qual o delta Distância ao longo do alinhamento exibia incorretamente um valor de estação ou de encadeamento. Este delta foi atualizado para agora exibir corretamente uma distância em inclinação com base nas configurações de unidade de trabalho desde o início do alinhamento.

  • Elevação Offset do alinhamento: Melhoramos um problema ao Teclar um ponto relativo a uma Estação e Deslocamento de um alinhamento RXL com geometria vertical, onde agora você pode inserir uma Elevação se estiver Offset do alinhamento.
  • Topo contínuo em levantamento GNSS : Corrigimos um problema relatado no Trimble Access 2025.10, no qual, se você tentasse medir topo contínuo adicionais com base na distância, após ativar ou desativar a compensação de inclinação da IMU durante o levantamento GNSS, o software não permitia que as medições fossem armazenadas.

  • Deslocamento de inclinação horizontal: Corrigimos um problema no qual, ao medir um ponto com deslocamento de inclinação horizontal, o software ocasionalmente armazenava pontos antes que o sistema tivesse todos os dados necessários, o que resultava em pontos sem coordenadas. O software agora aguarda que todos os detalhes estejam disponíveis antes de armazenar esses pontos.

  • Sistema de referência global NTRIP: Corrigimos um problema no qual o Trimble Access às vezes avisava "O quadro de referência global do ponto de montagem NTRIP difere do trabalho atual", quando as configurações do sistema de referência global para o trabalho e o ponto de montagem pareciam ser as mesmas.

  • Cor da nuvem de pontos SX por elevação: Nós corrigimos um problema em que, se o Modo de cor da nuvem de pontos fosse Cor por Elevação mas os Campos de Elevação mínima e máxima fossem deixados em branco, o gradiente de Elevação era mostrado apenas no Mapa, mas não no feed de vídeo do Instrumento SX.

  • Relatório de colimação do instrumento: Resolvemos um problema no qual o relatório de colimação do instrumento não verificava corretamente se os valores de colimação no instrumento haviam mudado entre as configurações do instrumento. Essa folha de estilo agora vai instalada na pasta Trimble Data / (missing or bad snippet), no controlador com o software. A folha de estilo atualizada também está disponível na página Baixar folhas de estilo.

  • Dados de amostra do WMS: Resolvemos um problema em que a tarefa que continha dados de amostra do WMS relatava que os dados estavam indisponíveis. O trabalho atualizado e os dados WMS agora estão disponíveis na página "Download sample datasets" (Baixar conjuntos de dados de amostra).

  • Levantamento básico: Ao calcular o inverso entre dois pontos sem iniciar um levantamento, o software agora calcula o azimute. Anteriormente, o software calculava o azimute somente em um levantamento.

  • Erros de aplicativo: Corrigimos vários problemas que causavam erros ocasionais de aplicativo ao usar ou fechar o software. Em particular:

    • Em um controlador Android, quando conectado a um dispositivo e o software Trimble Access estiver sendo executado em segundo plano (como ao copiar dados para o controlador usando um cabo USB, por exemplo).

    • Após cancelar ou sair de uma conexão com um caster NTRIP ou outro servidor RTK da Internet, enquanto a conexão estava sendo feita.

    • Ao realizar uma Reseção durante um levantamento integrado.

    • Ao medir voltas.

    • Ao digitalizar usando uma faixa horizontal, uma cúpula completa ou uma estrutura de meia cúpula.

    • Ao usar códigos de controle para unir pontos onde os códigos de característica incluem um atributo de marcação de horário.