Instrumentos de Sonar
Um arquivo ESD para cada ecobatímetro suportado por padrão é fornecido na pasta C:\ProgramData\Trimble\Trimble Data\System Files. Para editar o arquivo ESD, edite o arquivo em um editor de texto. O nome do arquivo ESD aparece no campo Tipo na tela Ecobatímetro .
O Trimble Access suporta por padrão os seguintes modelos de Ecobatímetros:
-
CeeStar Basic High Freq
Ecobatímetros de Frequência Dupla CeeStar, formato de saída BASIC, quando a profundidade de Alta Frequência precisar ser armazenada. A unidade deve ser ajustada para atribuir 'prefixos' e não 'vírgulas' nos dados de saída Menu / Advanced / Prefix / Comma outfm ajustados para [Usar prefixo].
-
CeeStar Basic Low Freq
Ecobatímetros de Frequência Dupla CeeStar, formato de saída BASIC, quando a profundidade de Baixa Frequência precisar ser armazenada. A unidade deve ser ajustada para atribuir 'prefixos' e não 'vírgulas' nos dados de saída Menu / Advanced / Prefix / Comma outfm ajustados para [Usar prefixo].
-
NMEA SDDBT device
Qualquer dispositivo ecobatímetro genérico que possa liberar a sentença NMEA DBT (Depth Below Transducer). A "ID de Comunicador" deve transmitir o identificador "SD" padrão (de modo que todas as linhas de saída de dados comecem com "$SDDBT,..". Trimble Access aceitará os dados em pés, metros ou braças e converterá os valores conforme o que for adequado.
-
SonarMite
Qualquer dispositivo SonarMite. A unidade será colocada no 'Modo de Engenharia' (formato de saída de dados 0) e as demais configurações deverão ser ajustados por Trimble Access.
Ao utilizar um sonar para registrar profundidades iguais a zero, você precisa adicionar o sinalizador allowZero="True" imediatamente após o sinalizador isDepth="True". Por exemplo: "<Field name... isDepth="True" allowZero="True" />"

Ecobatímetros podem devolver qualquer uma das muitas sentenças NMEA 0183. As sentenças mais comuns são descritas abaixo para referência.
NMEA DBT – Depth Below Transducer
A sentença NMEA DBT reporta a profundidade da água tendo a posição do transdutor como referência. O valor de profundidade é expresso em pés, metros e braças.
Por exemplo: $xxDBT,DATA_FEET,f,DATA_METRES,M,DATA_FATHOMS,F*hh<CR><LF>
NMEA DBS – Depth Below Surface
A sentença NMEA DBS reporta a profundidade da água tendo a linha de superfície como referência. O valor de profundidade é expresso em pés, metros e braças.
Por exemplo: $xxDBS,DATA_FEET,f,DATA_METRES,M,DATA_FATHOMS,F*hh<CR><LF>

O software Trimble Access utiliza arquivos XML de descrição de protocolo de ecobatímetro (*.esd), podendo suportar outros sonares de ecobatímetro que não são suportados por padrão, desde que seus protocolos de comunicação sejam relativamente semelhantes aos protocolos atualmente suportados. Para fazer isso, use um dos arquivos ESD fornecidos com o software e use‑o como um modelo. Paa mais informações, entre em contato com seu revendedor Trimble local