Opções de rastreamento de sinal GNSS
Para usar observações de uma constelação GNSS em um levantamento pós-processado ou em tempo real, você deve ativar o rastreamento para cada tipo de sinal que deseja usar tanto na tela Opções Rover e Opções de Base . Em um levantamento em tempo real, os sinais rastreados são enviados no fluxo de dados RTK. Em um levantamento pós-processado, os sinais rastreados são salvos nos dados registrados.
- Os sinais GNSS rastreados pelo receptor rover também devem ser rastreados pelo receeptor de base.
- Se você habilitar o rastreamento de sinais de satélites que não estão sendo rastreados pela base, nem estão contidos nas mensagens RTK oriundas da base, então estes sinais não serão usados em RTK no rover. O formato RTCM v2.3, por exemplo, não suporta sinais L5, então se você habilitar L5 no rover mas receber RTCM v2.3 da base, o sinal L5 não será usado em RTK no rover ainda que o rover o esteja rastreando.
- Para poupar energia da bateria, habilite somente os sinais que estiverem disponíveis nos dados da base que você for utilizar.
- Levantamentos GNSS com firmware anterior à versão 6.00 devem conter observações GPS ou BeiDou. Se você desativar o GPS em um levantamento GNSS, o BeiDou é automaticamente ativado.

Em um levantamento em tempo real, a caixa de seleção GPS só estará disponível quando o Formato de transmissão estiver ajustado para:
- RTCM RTK
- RTCM Multi Estação
- Formato CMRx
Para desativar o uso de GPS nesses levantamentos, limpe da caixa de seleção GPS . Se o rastreamento de sinal GPS for desativado, o rastreamento de sinal BeiDou é automaticamente ativado, pois os levantamentos devem conter dados GPS ou BeiDou.
Se você desativar o GPS no rover para RTK, poderá usar tanto o formato de transmissão CMRx, como o RTCM v3.2 MSM. A desativação do GPS na base só pode ser feita para o formato de transmissão RTCM v3.2 MSM. Para transmissões CMRx da base, o GPS deve permanecer ativado, muito embora o GPS possa ser desativado em rovers que estejam usando a mesma base CMRx.
Para outros tipos de levantamento em tempo real, o campo GPS é de somente leitura.
Em um levantamento pós-processado, a caixa de seleção GPS está sempre disponível.
Para levantamentos em tempo real em que seus dados da base contêm observações L2C, marque a caixa de seleção GPS L2C.
O ajuste Usar L2e é de somente leitura.
A caixa de seleção L5 só fica disponível quando o Formato de transmissão está definido como CMRx ou RTCM RTK 3.2 (MSM).

A caixa de seleção GLONASS está sempre disponível.
Em um levantamento em tempo real, você pode habilitar o rastreamento de satélites GLONASS no rover, mesmo que o receptor de base não esteja rastreando GLONASS. Entretanto, os satélites não serão usados no processamento RTK.

A caixa de seleção Galileo só fica disponível quando o rastreamento de sinais GPS estiver ativado.
Em um levantamento em tempo real, a caixa de seleção Galileo só fica disponível quando o rastreamento de sinais GPSestiver ativado e o Formato de transmissão estiver definido como:
- CMRx
- RTCM RTK 3.2 (MSM)
- RTX
Em um levantamento registrado (Rápido estático, PPK, RTK e registrado), a caixa de seleção Galileo só fica disponível quando o Dispositivo de registro estiver ajustado como Receptor.
Se você habilitar o rastreamento Galileo, os satélites serão utilizados na solução quando estiverem aptos.

Em um levantamento em tempo real, a caixa de seleção QZSS só fica disponível quando o rastreamento de sinais GPSestiver ativado e o Formato de transmissão estiver definido como:
- CMRx
- RTCM RTK 3.2 (MSM)
- RTX
Para recorrer ao posicionamento QZSS SBAS, no caso de sua conexão de rádio RTK cair, selecione SBAS no campo Diferencial por Satélite , e selecione a opção QZSS . Nesse caso, a opção QZSS só ficará disponível se o Formato de transmissão estiver ajustado para CMRx.
Em um levantamento registrado (Rápido estático, PPK, RTK e registrado), a caixa de seleção QZSS só fica disponível quando o Dispositivo de registro estiver ajustado como Receptor.

Em um levantamento em tempo real, a caixa de seleção BeiDou só estará disponível quando o Formato de transmissão estiver ajustado para:
- CMRx
- RTCM RTK 3.2 (MSM)
Em um levantamento registrado (Rápido estático, PPK, RTK e registrado), a caixa de seleção BeiDou só fica disponível quando o Dispositivo de registro estiver ajustado como Receptor.
Quando o rastreamento de sinais BeiDou é ativado em um levantamento diferencial SBAS, o satélite BeiDou é utilizado para a aumentação da solução se sua correção estiver disponível.

Para levantamentos FastStatic, nos quais os receptore de base e rover podem rastrear sinais IRNSS/NavIC, marque a caixa de seleção NavIC.
Os dados NavIC só podem ser registrados no receptor. Como os satélites NavIC são rastreados em L5, somente eles não são incluídos nos temporizadores de ponto que dependem de dados de frequência dupla.

Marque a caixa de seleção xFill na tela Opções Rover para dar continuidade ao levantamento durante falhas de dados da base por até 5 minutos. Para usar essa opção, seu receptor GNSS deve suportar xFill. O xFill não estará disponível se você tiver selecionado OmniSTAR como opção de fallback no campo Diferencial por satélite. Veja Preenchendo falhas nos dados usando o xFill..