Para adicionar dados ao mapa
Por padrão, pontos, linhas, arcos e polilinhas do banco de dados do trabalho atual aparecem no mapa.
Além disso, você pode vincular arquivos de dados como IFC, RXL, imagem e arquivos de superfície para o trabalho. Consulte Arquivos de mapa suportados. Você pode tornar recursos em arquivos de mapa vinculados visíveis e selecionáveis no mapa do Trimble Access, mas não pode editar ou excluir características em arquivos de mapa vinculados.
Se o controlador estiver conectado à Internet, você também pode configurar um serviço de mapa da Web (WMS) e visualizar os dados de imagem de fundo do mapa fornecidos pelo serviço. Consulte Serviços de mapa da Web (WMS).

- Para abrir a tela Arquivos vinculados, você pode:
- Pressionar
na barra de ferramentas do mapa.
- Na tela Propriedades do trabalho, pressionar o botão Arquivos vinculados.
- Pressionar
-
Selecione a aba Arquivos de mapa.
A aba Arquivos de mapa lista os arquivos de dados na pasta de projeto atual, incluindo arquivos IFC, RXL, de imagem e de superfície.
Arquivos com nomes que possuem caracteres inválidos (como cifrão ou parênteses) não são exibidos na aba Arquivos de mapa.
-
Para adicionar arquivos de outra pasta à lista, pressione navegador, navegue até a pasta de interesse e selecione os arquivos a serem adicionados.
Você não deve adicionar um arquivo de mapa armazenado em um pen drive. Copie o arquivo para a pasta do projeto e adicione-o ao mapa a partir dali.
Se estiver usando o aplicativo Trimble Access Estradas, você pode adicionar modelos extraídos de um arquivo 12da como um arquivo GENIO .inp. Pressione a tecla programável de seta para cima e depois pressione 12da. Consulte Para extrair modelos de um arquivo 12da.
-
Na aba Mapa ativo, pressione os arquivos que deseja vincular ao trabalho atual ou pressione Todos para selecionar todos os arquivos. Uma marca de seleção
indica que os arquivos podem ser vistos no mapa.
-
Para permitir que as características dos arquivos sejam selecionadas, pressione os arquivos novamente. Um marca de seleção dentro de um quadrado
indica que as características podem ser selecionadas.
Se o ícone não mudar, o arquivo não contém quaisquer características que possam ser selecionadas.
-
Se o arquivo contiver camadas, por padrão todas as camadas terão a mesma configuração do arquivo. Para tornar apenas algumas camadas visíveis ou selecionáveis, pressione a seta ao lado do nome do arquivo e, em seguida, pressione cada camada uma vez para ocultá-la, ou duas vezes para torná-la visível, mas não selecionável. Pressione a camada novamente para torná-la visível e selecionável.
O ícone ao lado do nome do arquivo indica que algumas camadas não são visíveis
ou não são selecionáveis
.
- Clique em Aceitar.

Para mudar as características visíveis e selecionáveis a qualquer momento, pressione na barra de ferramentas do mapa e selecione a aba Arquivos de mapa. Mostrar e ocultar características pode ser útil para reduzir a confusão visual ou facilitar a seleção de características próximas a outras características.
Para controlar quais características são visíveis ou selecionáveis por arquivo:
- Para exibir todas as características do arquivo, pressione o nome do arquivo uma vez. A marca de seleção
ao lado do nome do arquivo indica que as características no arquivo são exibidas.
- Para permitir que todas as características do arquivo sejam selecionáveis, pressione o nome do arquivo duas vezes. A marca de seleção dentro de um quadrado
indica que as características do arquivo podem ser selecionadas.
- Para desativar todas as características do arquivo, pressione o nome do arquivo três vezes. Nenhum ícone próximo ao nome do arquivo indica que as características do arquivo não são exibidas e não são selecionáveis.
Se o arquivo for um arquivo DXF, IFC, LandXML, Shapefile ou Surpac:
- Para expandir o conteúdo do arquivo para visualizar as camadas, pressione + próximo ao nome do arquivo.
- Para minimizar o conteúdo do arquivo, pressione + próximo ao nome do arquivo.
- Para exibir todas as características da camada, pressione o nome da camada uma vez. A marca de seleção
ao lado do nome da camada indica que as características na camada são exibidas. Se as características de apenas algumas camadas forem exibidas, a marca de seleção ao lado do nome do arquivo fica cinza
.
- Para permitir que todas as características da camada sejam selecionáveis, pressione o nome da camada duas vezes. A marca de seleção dentro de um quadrado
indica que as características do arquivo podem ser selecionadas. Se as características de apenas algumas camadas forem selecionadas, a marca de seleção dentro de um quadrado ao lado do nome do arquivo fica cinza
.
- Para desativar todas as características da camada, pressione o nome da camada três vezes. Nenhum ícone ao lado do nome da camada indica que as características da camada não são exibidas e não são selecionáveis.
Um ícone indica que o arquivo não contém quaisquer características que possam ser exibidas.

Características selecionáveis podem ser usadas para:
- Navegar até um ponto
- Piquetagem
- Efetuar alguns cálculos Cogo
- Criar uma superfície
- Definir uma via Trimble (somente disponível a partir do aplicativo Estradas).
- Definir um túnel (somente disponível a partir do aplicativo Túneis).
- Piquetar automaticamente uma mina (somente disponível no aplicativo Minas).