Opções de exibição do mapa
Para alterar a informação que é exibida no mapa, como etiquetas e símbolos, dados de varreduras ou para não exibir alguns tipos de dados, pressione e, em seguida, selecione uma opção na lista.

As seguintes opções dependem do trabalho específico e devem ser ajustadas no mapa para cada trabalho: escala de exageração vertical, plano de solo e opções de superfície. Outras configurações se aplicam a todos os trabalhos.

Para alterar a informação que é exibida no mapa, clique na(s) caixa(s) de seleção para exibir ou ocultar:
-
etiquetas com nome próximo aos pontos
-
etiquetas com código próximo aos pontos
-
elevações
- símbolos de ponto em cada ponto
- pontos da lista de piquetagem
- polígonos hachurados em um arquivo de plano de fundo (incluindo arquivos DXF ou Shapefiles)
Para exibir etiquetas e elevações para pontos em arquivos de dados como DXF, RXL ou LandXML, use as caixas de seleção no grupo Controles de dados de mapa (veja abaixo).
Cor da etiqueta
Para alterar a cor usada nas etiquetas, selecione‑a na lista Cor de Etiqueta.
Efeitos de iluminação
A caixa de seleção Efeitos de iluminação controla se sombreamento e refração são aplicados automaticamente a superfícies. Os efeitos de iluminação fornecem mais profundidade gráfica às superfícies, mas podem introduzir efeitos de sombreamento ou brilho em pequenas áreas em algumas superfícies.
Mapa monocromático
Para exibir itens nos arquivos de mapa em escala de cinza, marque a caixa de seleção Mapa monocromático.

Pan automático para a sua posição atual
Para centralizar o mapa automaticamente em sua posição atual, se tal recurso estiver disponível, marque a caixa de seleção Deslocar automaticamente para sua posição atual .
Exageração vertical
Para destacar características verticais que podem ser muito pequenas para serem identificadas relativamente a escala horizontal, insira um valor maior que 1.00 no campo Exageração Vertical . O ajuste padrão de 1,00 indica que as escalas horizontal e vertical são idênticas, o que proporciona uma representação verdadeira dos dados.
Orientação do mapa
Selecione se a visão do plano do mapa é orientada para o Norte ou para o Azimute de referência.
Azimute de referência
O campo Azimute de referência mostra o valor inserido no campo Azimute de referência da tela Configurações Cogo das propriedades do trabalho (consulte Configurações Cogo). Editar o campo Azimute de referência na tela Configurações de mapa também atualiza o campo Azimute de referência na tela Configurações de Cogo.
As visualizações do mapa 3D são sempre orientadas para o Azimute de referência. O Azimute de referência também é usado pela Caixa Limite de mapa para alinhar as superfícies da Caixa Limite com as fachadas do modelo. Consulte Caixa Limite.
Para encontrar o valor de azimute de referência, clique na linha no mapa para o qual deseja orientar o mapa e clique em Revisar. No painel revisar, se necessário, selecione a linha a partir da lista e pressione Detalhes. Copie o valor no campo Azimute, pressione na barra de ferramentas do Mapa, selecione Configurações e cole o valor de Azimute no campo Azimute de referência .

Para explodir polilinhas contidas em arquivos DXF, Shape e LandXML em linhas individuais e segmentos de arco, marque a caixa de seleção Explodir polilinhas (DXF, Shape & LandXML). Essa caixa de seleção também se aplica aos arquivos Surpac STR se você os estiver usando com o aplicativo Trimble Minas.
Para criar pontos nas extremidades das linhas e arcos e em todos os pontos ao longo de uma polilinha, ou no centro de um círculo DXF e de elementos de arco, marque a caixa de seleção Criar nós (DXF, Shape e LandXML). Os pontos criados podem então ser selecionados para piquetagem ou cálculos Cogo.
Algumas aplicações usam um valor como ‑9999,999 para representar nulo. Para que o software Trimble Access trate esse valor corretamente como nulo, insira o valor correto no campo Elevação nula (somente DXF).
Para mostrar ou ocultar entidades de texto em um arquivo DXF, pressione a caixa de seleção Exibir texto DXF. Desativar a exibição da entidade de texto em um arquivo DXF que inclua muitas entidades de texto pode melhorar o desempenho do mapa.
Para exibir ou ocultar nomes, códigos e elevações para entidades em arquivos DXF, Shape e LandXML, pressione as caixas de seleção de Exibição adequadas no grupo Controles de dados de mapa. Essas caixas de seleção são fornecidas separadamente para as caixas de seleção para outros arquivos de dados para fornecer a você mais controle sobre quais etiquetas serão exibidas.
Para mostrar ou ocultar valores de estação para alinhamentos RXL, vias LandXML ou vias GENIO, marque a caixa de seleção Exibir valores de estação.
Para obter mais informações sobre qualquer uma das opções na caixa de grupo Controles de dados de mapa, consulte Arquivos DXF, Shape e LandXML.

Para configurar a placa de massa exibida no mapa, marque a caixa de seleção Exibir Plano de Solo, então insira a elevação do plano de solo.
A elevação da placa de massa é utilizada como uma referência visual na visualização do mapa 3D. Ela não é utilizada para cálculos.

Superfície (TTM, DXF e LandXML)
Para alterar como as superfícies aparecem no mapa, selecione uma das seguintes opções:
- Gradiente de cores
- Sombreado
- Triângulos
- Gradiente de cor + triângulos
- Contorno
Insira um valor no campo Deslocamento até DTM (vertical) para elevar ou abaixar a superfície ao visualizá‑la no mapa.
Para modificar uma superfície, por exemplo, para apagar alguns triângulos, consulte Para criar uma superfície.
Superfície da via
Para alterar como a superfície aparece no mapa, selecione uma das seguintes opções:
- Gradiente de cores
- Sombreado
- Contorno

Por padrão, os objetos em arquivos IFC são exibidos como objetos sólidos com opacidade de 100%. Para tornar o objeto mais transparente, selecione um valor de Opacidade inferior a 100%.
Como alternativa, no campo Exibir, selecione Wireframe para exibir as bordas do objeto. Linhas brancas no arquivo IFC são mostradas em preto quando a opção Wireframe estiver selecionada.

As opções da nuvem de pontos aplicam-se apenas a dados de varredura de um Estação Total de Escaneamento Trimble SX10 ou SX12.
Para configurar a exibição de nuvens de pontos no mapa:
-
Selecione o Modo colorido para a nuvem de pontos.
Selecione... Para... Cor de escaneamento Indicar o escaneamento ao qual os pontos pertencem Cor de estação Indicar a estação usada para medir os pontos Intensidade de escala de cinza Indicar a intensidade de reflexão dos pontos usando uma escala de cinza Intensidade codificada por cores Indicar a intensidade de reflexão dos pontos usando uma cor Cor por elevação Indicar a elevação dos pontos usando uma cor. Cor da nuvem Exibir todos os pontos da mesma cor - Se você selecionar Cor por elevação como o Modo de cores para a nuvem de pontos, insira os valores de Elevação mínima e Elevação máxima.
- Selecione o Tamanho do ponto.
- Selecione o valor do Máximo de pontos na superfície para limitar o número de pontos usados para criar uma superfície. Se for selecionado um número de pontos superior ao número máximo para a superfície, o software automaticamente reduz a resolução para respeitar o valor máximo selecionado.
- Marque a caixa de seleção Exibir varreduras sem coordenadas para exibir varreduras capturadas nas estações de escaneamento. Por não possuírem coordenadas para os pontos da estação de escaneamento, essas varreduras aparecem no centro da área de projeto na visualização plana do mapa 3D.

Para selecionar os pontos de varredura e as nuvens de pontos a serem exibidos no mapa, pressione na barra de ferramentas do mapa e selecione Varreduras. Pressione uma varredura para selecioná-la. É possível selecionar múltiplos arquivos de escaneamento.
A tela Selecionar varreduras lista todos os arquivos de varredura no trabalho atual, incluindo nuvens de pontos de varredura (arquivos .rwcx) de um Estação Total de Escaneamento Trimble SX10 ou SX12 e arquivos de varredura .tsf criados usando-se um instrumento Trimble série VX ou S que tenha a tecnologia Trimble VISION.
Se o instrumento conectado for um Estação Total de Escaneamento Trimble SX10 ou SX12, a cor ao lado de cada varredura indica a cor usada para a nuvem de pontos se a Cor do Escaneamento estiver selecionada como Modo colorido nas opções Configurações / Nuvem de pontos .

Para mostrar apenas alguns tipos de itens no mapa, pressione na barra de ferramentas do mapa e selecione Filtro. A tabela Filtro mostra uma lista de todos os diferentes tipos de itens que podem existir no trabalho, exceto pontos de varredura.
Selecione os tipos que serão exibidos na lista. Desmarque as caixas de seleção para os tipos que você não deseja ver.
Pressione para aplicar um filtro mais fino para itens no mapa. Você pode filtrar dados por Nome do ponto, Código, Descrições (caso habilitado) e Nota. Para mais informações, veja Para filtrar os dados usando a busca com caractere curinga.
Para selecionar as varreduras a partir das quais mostrar pontos de varredura, use a tela Selecionar varreduras.

Para fazer pan até um ponto no mapa, toque em na barra de ferramentas do mapa e selecione Pan para ponto. Insira um nome de ponto e um valor de escala.

Para centralizar o mapa na posição atual, pressione na barra de ferramentas do mapa e selecione Pan para cá. Para mais opções, como para alterar a escala de aplicação do zoom, selecione Pan para ponto, ajuste suas configurações e depois pressione a tecla programável Aqui na tela Pan para ponto.