Para gerenciar arquivos de ponto
A aba Arquivos de pontos na tela Gerenciador de camadas lista os arquivos CSV, TXT e de trabalho contidos na pasta de projeto atual.
Use a aba Arquivos de pontos para vincular arquivos CSV, TXT ou de trabalho para ter acesso aos pontos nesses arquivos sem importar os pontos para o trabalho. Isso é especialmente útil ao usar um arquivo contendo pontos de controle.
Quando estiver usando pontos de arquivos conectados, certifique-se de que eles usam o mesmo sistema de coordenadas do trabalho que os receberá. A ordem da coordenada (ordenadas de Norte e Leste) no arquivo .csv deve ser a mesma da configuração do campo Ordem da coordenada na tela Unidades . Certifique-se de que os dados do arquivo estejam no formato: Nome ponto, Primeira ordenada (Norte ou Leste), Segunda ordenada (Norte ou Leste), Elevação, Código de ponto.
Pode-se usar pontos de um arquivo vinculado para:
- piquetar sem ter de desenhar pontos no trabalho
- inserir valores em campos de Nome de ponto, tal como funções COGO
- navegar para tomadas de controle ou de verificação de levantamentos anteriores
Você não pode usar linhas, arcos ou polilinhas em um trabalho vinculado.
É possível vincular vários arquivos. Quando o ponto não existir no trabalho atual, mas existir em arquivos múltiplos conectados, será usado o primeiro arquivo conectado. Se pontos múltiplos do mesmo nome existir num trabalho conectado, as normas de procura funcionam dentro daquele trabalho para encontrar o melhor ponto.
Pontos vinculados de um arquivo CSV são exibidos no Mapa
Para atualizar automaticamente os dados exibidos no Mapa conforme você faz alterações no Gerenciador de camadas, pressione a tecla programável Atualização automática. Uma marca de seleção na tecla programável Atualização automática indica que a Atualização automática está ativada.
As alterações feitas quando Atualização automática está ativada são mantidas quando você sai do Gerenciador de camadas usando as teclas Aceitar ou Esc.

-
Para abrir o Gerenciador de camadas, escolha uma das opções abaixo:
- Pressione
na barra de ferramentas Apres. Mapa ou na barra de ferramentas Video.
- Na tela Propriedades do trabalho, pressione o botão Gerenciador de camadas.
- Pressione
-
Selecione a aba Arquivos de pontos.
-
Para adicionar arquivos de outra pasta à lista, pressione Procurar, navegue até a pasta de interesse e selecione os arquivos a serem adicionados.
Se você adicionar um arquivo armazenado em uma unidade USB, o software copia automaticamente o arquivo para a pasta de projeto atual e cria o vínculo para esse arquivo.
-
Na aba Arquivos de pontos, pressione os arquivos que deseja vincular ao trabalho atual ou pressione Todos para selecionar todos os arquivos.
A marca de seleção dentro de um quadrado
indica que os pontos no arquivo podem ser vistos e selecionados.
-
Clique em Aceitar.

Se a caixa de seleção Geodésica avançada estiver marcada na tela Configurações Cogo e você selecionar um arquivo CSV ou TXT, você deve especificar o Tipo de coordenada dos pontos no arquivo.
-
Na aba Arquivos de pontos, pressione os arquivos que deseja vincular ao trabalho atual.
- Selecione Pontos de grade ou Pontos de grade (local).
- Se os pontos do arquivo forem Pontos de grade (local), selecione a transformação a ser usada para transformá-los em pontos de grade:
Para atribuir a transformação mais tarde, selecione Não aplicável, isso será definido mais tarde. Clique em Aceitar.
Se você selecionou essa opção e depois decidiu atribuir uma transformação de entrada a esse arquivo, desvincule o arquivo e, em seguida, torne a vinculá-lo.
- Para criar uma nova transformação de exibição, selecione Criar nova transformação. Clique em Próximo e conclua as etapas necessárias. Consulte Transformações.
- Para selecionar uma transformação de exibição existente, selecione Selecionar transformação. Selecione a transformação de exibição a partir da lista. Clique em Aceitar.
-
Clique em Aceitar.
Para mais informações sobre coordenadas de Grade (local), veja Transformações locais.