Projetos e trabalhos
Um projeto é uma pasta para o agrupamento de trabalhos e arquivos do Trimble Access usados por esses trabalhos, incluindo pontos de controle, arquivos de vias ou alinhamento RXL, imagens de fundo ou superfícies e arquivos de referência para o projeto, como informações de local ou de saúde e segurança.
Um trabalho contém os dados brutos de levantamento de um ou mais levantamentos, e as definições de configuração para o trabalho, incluindo sistema de coordenadas, calibração e configuração de unidades de medição.
Para iniciar um levantamento, você deve ter pelo menos um projeto e um trabalho.
Projetos e trabalhos podem ser locais para o controlador ou residir na plataforma de colaboração na nuvem do Trimble Connect, de onde podem ser baixados para o controlador. No controlador, os trabalhos são armazenados na pasta de projeto apropriada na pasta de Trimble Data. Para maiores informações sobre como os arquivos e pastas estão organizados no controlador, consulte Pastas de dados.
Ao criar um trabalho, você pode salvar as configurações como um modelo e depois criar trabalhos subsequentes usando o modelo. Trabalhos no mesmo projeto geralmente têm as mesmas configurações, mas isso não é essencial.

Quem cria o projeto e os trabalhos, e como criá-los, depende de sua organização. As opções são:
-
Projetos e trabalhos são criados no escritório usando-se o Gerenciador de Sincronização Trimble e enviados para a nuvem, de onde são baixados para o controlador. Os dados de projeto e trabalhos no controlador podem ser carregados para a nuvem a qualquer momento.
Se for necessário, novos trabalhos podem ser criados localmente no controlador e carregados para a nuvem em seguida.
- Projetos são criados no escritório usando-se o Gerenciador de Sincronização Trimble e enviados para a nuvem, de onde são baixados para o controlador. Os trabalhos são criados localmente no controlador e carregados para a nuvem. Os dados de projeto e trabalhos no controlador podem ser carregados para a nuvem a qualquer momento.
-
Projetos e trabalhos são criados localmente no controlador.
Projetos e trabalhos locais podem ser carregados para a nuvem mais tarde, conforme a necessidade.

Criando projetos e trabalhos no escritório
Use o Gerenciador de Sincronização Trimble para criar projetos e trabalhos usando dados de Trimble Business Center, AutoCAD Civil 3D, 12d Model, de software civil Bentley e de outros softwares de levantamento e engenharia civil. O software envia os projetos e trabalhos para o Trimble Connect. Para obter mais informações, consulte a Trimble Sync Manager Ajuda.
Trabalhando em projetos e trabalhos em nuvem no controlador
Para trabalhar com projetos e trabalhos que residam na plataforma de colaboração em nuvem Trimble Connect, você precisa ter um contrato vigente de Manutenção de Software do Trimble Access. Para visualizar projetos e trabalhos na nuvem, o controlador precisa estar conectado à Internet e você precisa fazer login usando sua Trimble ID. O ícone do Trimble Connect na barra de título fica cinza
se você não tiver feito login. Pressione o ícone
para fazer login.
Quando você está conectado, projetos e trabalhos que residem na plataforma de colaboração em nuvem Trimble Connect e atribuídos a você são exibidos nas telas Projetos e Trabalhos do software Trimble Access. Você também será notificado por e-mail quando um trabalho for atribuído a você a partir do Trimble Connect.
Fazendo download ou upload de projetos e trabalhos
Você pode baixar projetos e trabalhos individuais conforme a necessidade. Durante o download do projeto, a pasta de <projeto> será criada no controlador e quaisquer arquivos de projeto serão baixados. Depois de baixar o projeto, você pode baixar trabalhos no projeto.
Os ícones de nuvem ao lado do nome do projeto ou trabalho indicam se há alterações para carregar ou baixar:
indica se há alterações no projeto ou trabalho na nuvem para baixar para o controlador.
indica se há alterações no projeto ou trabalho no controlador para carregar para a nuvem.
indica que o projeto ou trabalho na nuvem é exatamente o mesmo projeto ou trabalho no controlador.
ndicIa que há alterações no projeto ou trabalho na nuvem que conflitam com o projeto ou trabalho local e a ação é necessária. Veja Gerenciando a sincronização de arquivos individuais.
Quando você altera o status de um trabalho para Em andamento ou Trabalho de campo concluído, as alterações no trabalho são carregadas automaticamente para a nuvem, incluindo trabalhos locais em projetos que residem no Trimble Connect.
Você pode carregar dados para a nuvem a qualquer momento, carregando as alterações no trabalho ou carregando alterações para todos os trabalhos no projeto ao mesmo tempo. Selecione o projeto ou trabalho e então pressione e selecione Upload.
Para incluir arquivos de projeto vinculados a trabalhos ao carregar dados, selecione o projeto na tela Projetos, pressione , selecione Configurações e marque a caixa de seleção Carregar arquivos de projeto vinculados, bem como dados de campo e exportações. Desmarque a caixa de seleção para carregar somente dados de campo e dados exportados dos trabalhos.
Se um projeto baixado exibir um ícone de cadeado , ele indica que você está designado ao projeto, mas não pode abri-lo, pois não foi atribuído a uma subscrição Connect Business for Trimble Access. Usuários sem uma subscrição Connect Business for Trimble Access podem trabalhar apenas com um projeto. Para solicitar uma subscrição, entre em contato com o administrador do projeto.
Se um projeto de nuvem for misteriosamente duplicado no controlador (quando o novo projeto tiver um número anexado ao nome do projeto), o projeto original no controlador pode ter perdido o arquivo ProjectInformation.xml, que cria a conexão entre o campo e os projetos de nuvem. Se isso ocorrer, recomendamos que você desligue o Trimble Access, use o File Explorer para renomear os dois projetos no controlador e, em seguida, inicie o Trimble Access e baixe o projeto de nuvem novamente. Use o File Explorer novamente para copiar quaisquer arquivos dos projetos renomeados para o projeto que acabou de ser baixado.
Gerenciando a sincronização de arquivos individuais
Ao baixar dados para o controlador ou carregá-los para a nuvem, você pode optar por ignorar a transferência de arquivos individuais, se necessário. Isso é especialmente útil quando você tem arquivos grandes para indicar que a ação é necessária para o arquivo. Você pode fazer download ou upload do arquivo mais tarde, ao voltar para o escritório.
Se o ícone aparecer ao lado do projeto ou do trabalho, ele indica que há alterações no projeto ou trabalho na nuvem que conflitam com o projeto ou trabalho local e a ação é necessária. Selecione o projeto ou trabalho e selecione Carregar ou Baixar. Na tela Carregar ou Baixar, o ícone vermelho indica o arquivo que está em conflito. Pressione o arquivo e selecione um dos seguintes:
- Substituir arquivo local: As alterações feitas no arquivo local serão perdidas.
- Manter arquivo local: O conteúdo do arquivo em nuvem será sobrescrito no próximo upload.
Ocasionalmente, ao baixar um projeto, o software não apresentará as opções Sobrescrever arquivo local ou Manter arquivo local e, em vez disso, exibirá uma mensagem avisando que o arquivo contém conteúdo de outro projeto e que o arquivo local deve ser removido ou renomeado antes que o arquivo possa ser baixado. Pressione Esc para voltar à lista de Projetos e então abra o File Explorer e navegue até a pasta C:\ProgramData\

Criando projetos locais
Você pode criar projetos locais no controlador, conforme a necessidade. Consulte Para criar um projeto local.
Você precisa transferir manualmente os arquivos de dados que deseja usar para a pasta do projeto no controlador. Consulte Transferência de arquivo e Pastas de dados.
Você pode carregar mais tarde para a nuvem um projeto que criou no controlador, caso necessário. Consulte Para carregar um projeto local para a nuvem.
Criando trabalhos locais
Você pode criar trabalhos locais no controlador, conforme a necessidade.
O processo para a criação de um trabalho local é o mesmo, seja o trabalho parte de um projeto local ou um projeto que reside na nuvem. Desde que um trabalho local esteja em um projeto de nuvem, você pode carregar o trabalho local para a nuvem a qualquer momento após a sua criação. Para fazer isso, pressione no painel de detalhes e selecione Carregar.
Você pode criar trabalhos locais a partir:
- do último trabalho usado no projeto atual
- de um modelo, incluindo os modelos que você criou de trabalhos anteriores
- de um arquivo JobXML ou DC em um destes formatos:
- JobXML
- DC SDR33
- Trimble DC v10.7
- Trimble DC v10.0
- SC Exchange
A importação a partir de um arquivo JobXML para um arquivo de trabalho Trimble Access é usada principalmente para transferir a definição de sistema de coordenadas e informações de projeto. Um arquivo JobXML gerado a partir de um trabalho Trimble Access contém todos os dados brutos na seção FieldBook, e a "melhor" coordenada para cada ponto do trabalho na seção de Reduções. Somente os dados da seção Reduções são lidos para o novo arquivo de trabalho Trimble Access; observações não processadas não são importadas.