Modelos BIM e IFC
Um modelo BIM é um modelo 3D de um edifício ou de outro recurso construído, tal como uma ponte, uma via ou um oleoduto. Os modelos BIM são usados no planeamento, no projeto, na construção e na manutenção do recurso construído.
O Trimble Access suporta os seguintes tipos de arquivo BIM:
- Arquivos TrimBIM (*.trb) são modelos BIM em um formato de arquivo Trimble que é uma alternativa menor e mais eficiente ao IFC.
-
Os arquivos IFC são arquivos Industry Foundation Class. Eles fornecem um modelo BIM que pode ser usado para trabalho de levantamento em campo, incluindo piquetagem, cálculos Cogo e medição de pontos. O Trimble Access suporta arquivos IFC no formato de arquivo .ifc ou .ifczip.
O Trimble Access não suporta modelos BIM ao ser executado em um dispositivo Android.
As configurações de arquivo IFC no Trimble Access se aplicam igualmente aos arquivos TrimBIM.

Para exibir um modelo IFC no mapa, pressione na barra de ferramentas do mapa para abrir Gerenciador de camadas e selecione a aba Arquivos de mapa. Pressione o arquivo IFC uma vez para torná-lo visível (
) e pressione novamente para tornar os itens no arquivo selecionáveis (
). Para obter mais informações, consulte Para gerenciar arquivos de mapa.
Para tornar apenas algumas camadas visíveis ou selecionáveis, pressione a seta ao lado do nome do arquivo e, em seguida, pressione cada camada uma vez para ocultá-la, ou duas vezes para torná-la visível, mas não selecionável. Pressione a camada novamente para torná-la visível e selecionável. As camadas são nomeadas com base no atributo IFCPRESENTATIONLAYERASSIGNMENT no arquivo IFC.
Para ver mais claramente dentro de um modelo, use a Caixa Limite para excluir partes do modelo, como pisos ou paredes externas. Consulte Caixa delimitadora.
Os objetos em arquivos IFC podem ser exibidos como objetos sólidos, ou você pode tornar o objeto semi-transparente. Para tornar o objeto mais transparente, pressione e selecione Configurações. Na caixa de seleção IFC, selecione um valor de Transparência maior que 0%.
Também é possível exibir o modelo como um wireframe em vez de um objeto sólido. Exibir como um wireframe permite que você veja mais detalhes no modelo IFC e torna mais fácil selecionar os pontos ou linhas corretos para piquetagem. Para visualizar o modelo como um wireframe, pressione e selecione Configurações. Na caixa de grupo IFC, selecione Wireframe no campo Apresentar. Se você alternar frequentemente entre as visualizações wireframe e sólida, é possível Configurar uma tecla de função no controlador para alternar entre as visualizações wireframe e sólida do modelo IFC. Para maiores informações, consulte Configurações de mapa.
Para girar o BIM no mapa, pressione e, em seguida, pressione o mapa e arraste para girar a visualização. O ícone
no centro do mapa indica o ponto de órbita.
Para melhorar o desempenho, o mapa pode não exibir itens muito pequenos ou detalhes até que o mapa seja ampliado para um nível de zoom adequado.

Se o controlador estiver conectado a um Estação Total de Escaneamento Trimble SX10 ou SX12, você pode visualizar dados de arquivos IFC sobrepostos no feed de vídeo. Para isso, na tela Vídeo, pressione e selecione Configurações. No grupo Opções IFC, ative a chave Sobreposição no vídeo. Para exibir ou ocultar arquivos IFC individuais, ou camadas individuais dentro de um arquivo IFC, pressione
na barra de ferramentas de Video para abrir o Gerenciador de camadas e selecione a aba Arquivos de mapa.
Assim como com o mapa, os objetos em arquivos IFC podem ser exibidos como objetos sólidos com opacidade de 100%, ou você pode reduzir a opacidade para tornar o objeto mais transparente. Também é possível escolher exibir o modelo como um wireframe em vez de um objeto sólido.

Você pode selecionar itens no modelo IFC no mapa e, em seguida, usá-las em outras funções de software, como por exemplo, para realizar um cálculo Cogo, criar uma superfície ou fazer piquetagem. Pressione um item no arquivo IFC para selecioná-lo. Não é possível arrastar uma caixa em torno de vários itens em um arquivo IFC para selecioná-los.
Você pode selecionar vértices, bordas, bordas curvas (polibordas, como a borda de um cilindro), linhas de grade ou superfícies.
Para selecionar uma superfície, o modelo IFC deve ser exibido no mapa como um objeto sólido, não como um wireframe.
Você pode escolher se selecionar superfícies no mapa seleciona Faces individuais ou seleciona o Objeto inteiro. Para alterar o Modo de seleção de superfície, pressione e selecione Configurações. Na caixa de grupo IFC, selecione a opção de sua preferência a partir do campo Modo de seleção de superfície. Consulte Configurações de mapa.
Por exemplo:
-
Ao medir até o topo de uma laje de concreto, selecione a opção Faces individuais e então selecione a superfície superior da laje para garantir que, ao medir para a superfície, o software meça apenas até a superfície superior, em vez de até o ponto mais próximo de toda a laje de concreto.
-
Ao realizar uma inspeção de superfície de um pilar quadrado, selecione a opção Objeto inteiro de modo que, ao pressionar o pilar, todas as 6 faces dele sejam selecionadas e usadas na inspeção.
Para selecionar todas as superfícies no mapa, pressione e segure o mapa e escolha Selecionar todas as superfícies. O Trimble Access seleciona cada superfície selecionável em todos os arquivos BIM ou IFC que estão atualmente definidos como selecionáveis no Gerenciador de camadas. Se o Modo de seleção de superfície estiver definido como Faces individuais, cada face é selecionada como superfícies separadas. Se o Modo de seleção de superfície estiver definido como Objeto inteiro, então todas as superfícies no mapa serão selecionadas como uma superfície de objeto inteiro.
Para medir para uma superfície em um modelo IFC, selecione a superfície no mapa e então selecione Medir para superfície selecionada no menu suspenso. Isso é útil para determinar a distância perpendicular entre a superfície física e o projeto.
Para revisar as informações de atributo para vértices, bordas e superfícies em um arquivo IFC, selecione os itens no mapa e pressione Revisar. Se você selecionou mais de um item, selecione-o na lista e pressione Detalhes.

Para calcular o ponto central de uma superfície em um modelo IFC, selecione a superfície no mapa e selecione Calcular ponto central a partir do menu suspenso. Isso é útil para encontrar o ponto central de um parafuso ou cilindro, de modo que você possa então piquetá-lo. Consulte Calcular ponto central.
Para calcular a linha central de qualquer item semelhante a um tubo em um modelo IFC, como um cano ou cilindro, selecione-o no mapa e selecione Calcular linha central a partir do menu suspenso. O software calcula uma polilinha que passa pelo centro do item. Consulte Calcular linha central.

Você pode piquetar vértices e piquetá-los como pontos ou selecionar bordas, bordas curvas ou linhas de grade e piquetá-las como linhas diretamente a partir de arquivos IFC.
- Pressione
na barra de ferramentas do mapa para abrir o Gerenciador de camadas e selecione a aba Arquivos de mapa. Pressione o arquivo IFC uma vez para torná-lo visível (
) e pressione novamente para tornar os itens no arquivo selecionáveis (
).
- Clique nos itens no mapa para selecioná-los. Você deve pressionar cada ponto ou linha no modelo IFC que deseja selecionar.
- Pressione Piquetagem, ou pressione Enter no teclado do controlador.
- Para salvar os atributos de arquivo IFC do item selecionado com o ponto como piquetado, pressione Opções na tela Piquetar e configure o Código como piquetado para Atributos de arquivo de traçado. Veja Detalhes de Pontos ao Piquetar.

Se necessário, você pode criar pontos a partir de vértices no arquivo e salvar os pontos no trabalho.
- Selecione o(s) vértice(s) no mapa.
- Pressione e mantenha a pressão sobre o mapa e selecione Criar ponto.
-
Para cada vértice, insira o Nome do ponto.
-
Se necessário, insira o código para o ponto no campo Código.
- Clique em Armazenar.