Verificações da tolerância de ponto cadastral
O Trimble Access oferece a capacidade de verificar pontos medidos ou piquetados que foram amarrados duas vezes para garantir que eles atendam aos regulamentos de cadastro para estarem dentro da tolerância. Até o momento, esse recurso foi desenvolvido para atender às regulamentações de cadastro na Suíça. Se seu país usar as mesmas regras de verificação de tolerância cadastral, você poderá usar essa funcionalidade em sua própria região.
Para usar essa funcionalidade no Trimble Access, você precisará adicionar um arquivo XML à pasta Trimble Data \ System Files. O arquivo XML define os códigos cadastrais e especifica os diferentes requisitos de tolerância para o tipo de ponto sendo medido ou piquetado. O arquivo de amostra CadastralTolerances.xml está disponível para ajudar você a começar.
Uma vez que você tenha ativado a verificação da tolerância cadastral no trabalho, o software Trimble Access automaticamente verifica as tolerâncias para pontos cadastrais no trabalho quando você piqueta um ponto ou calcula uma média de dois ou mais pontos. O status de cada ponto cadastral é exibido no mapa e é resumido na tela de trabalho.

Para configurar o controlador de modo que Trimble Access automaticamente verifique as tolerâncias para pontos cadastrais no trabalho:
-
Baixe o arquivo de amostra CadastralTolerances.xml na página Arquivos de modelo.
O arquivo de amostra CadastralTolerances.xml fornece códigos de exemplo e inclui notas que explicam como o arquivo funciona e o que pode ser configurado. Para maiores informações, consulte Configuração de arquivo XML cadastral.
-
Usando um editor de texto, configure o arquivo CadastralTolerances.xml para usar seus códigos e valores de tolerância.
-
Configure seus próprios códigos e certifique-se de que os valores de tolerância no arquivo CadastralTolerances.xml estejam corretos ou modifique-os para corresponder aos valores de tolerância requeridos.
-
Certifique-se de que os códigos no arquivo CadastralTolerances.xml estejam corretamente designados ao nome de classificação que corresponda aos valores de tolerância requeridos e modifique-os conforme necessário.
-
-
Copie o arquivo CadastralTolerances.xml para a pasta Trimble Data\System Files no controlador.
O arquivo XML deve ser nomeado como CadastralTolerances.xml para que a verificação automática da tolerância de ponto cadastral ocorra.

Para cada trabalho que você deseja ativar verificações automáticas de tolerância cadastral:
- Pressione
e selecione Trabalho.
- Pressione Propriedades.
-
No campo Notas da tela Propriedades do trabalho, insira o nome da Classe cadastral adequada (por exemplo, TS2) para os pontos cadastrais no trabalho. Todos os pontos cadastrais no trabalho devem usar a mesma classe cadastral.
-
Clique em Aceitar.
O painel de detalhes do trabalho agora inclui o Resumo cadastral, que mostra um resumo codificado por cores dos pontos cadastrais no trabalho.

O Resumo cadastral no painel Detalhes do trabalho na tela Trabalhos mostra o número de pontos cadastrais no trabalho, por status.
O mapa fornece informações imediatas sobre o status dos pontos cadastrais:
-
Verde: o ponto foi amarrado duas vezes e a medição média está dentro dos valores de erro padrão definidos no arquivo CadastralTolerances.xml.
-
Laranja: como o ponto não foi amarrado duas vezes (tem apenas uma única medição), a tolerância é desconhecida.
-
Vermelho: o ponto foi amarrado duas vezes e a medição média está fora dos valores de erro padrão definidos no arquivo CadastralTolerances.xml.
A exibição dos ícones coloridos é priorizada de modo que o vermelho seja exibido em cima do laranja, que é exibido em cima do verde. Isso significa que os pontos fora de tolerância ou não amarrados duas vezes são mais visíveis em qualquer nível de zoom.

Para qualquer ponto para o qual o campo Código especifica um código cadastral definido no arquivo CadastralTolerances.xml, o Trimble Access automaticamente executa a verificação da tolerância cadastral quando:
-
piquetar o ponto
-
quando calcular uma média, como:
-
quando calcular uma média usando a função Computar média.
-
quando o software detectar um ponto duplicado e na lista suspensa Ação você escolher calcular a média dos pontos.
-
Os erros padrão polares horizontais e verticais calculados para a posição piquetada ou média são comparados aos valores de erro padrão registrados para esse código cadastral no arquivo CadastralTolerances.xml, e mostrados na caixa de grupo de Verificação de tolerância dos Deltas como piquetados ou na tela Computar média.
A cor do ponto no mapa muda para indicar o status do ponto cadastral.
Alguns regulamentos cadastrais podem exigir que cada medição seja "independente" para pontos cadastrais amarrados duas vezes. Para levantamentos convencionais, você pode ser capaz de conseguir isso usando uma configuração de estação diferente ou usando o recurso Distâncias medidas. Para levantamentos GNSS, você pode usar a característica de Subconjunto SV para dividir todos os satélites rastreados em dois subconjuntos com uma propagação uniforme em todo o céu, e usar um subconjunto para medir e então o outro subconjunto para medir novamente o ponto usando ocupações independentes.