Mapas da Web
As imagens de fundo de mapas fornecem contexto para seus dados. Em vez de adicionar suas próprias imagens de segundo plano e visualizar informações potencialmente desatualizadas, é possível adicionar um mapa da Web que usa informações atualizadas de um provedor de serviços da Web. Os dados de mapa disponíveis podem incluir camadas cadastrais, topografia de terrenos ou vias. Escolha o serviço adequado com base na disponibilidade da sua localização, suas necessidades de informações e seu fluxo de trabalho.
Se o provedor de mapas da Web exigir credenciais de login como nome de usuário e senha ou informações adicionais de URL para acessar o serviço, você pode selecionar e configurar o método de login adequado no Trimble Access ao configurar o mapa da Web, de modo que suas informações de login sejam passadas para o serviço quando você se conectar.

A conexão com o WMS ou WMTS deve ser configurada enquanto o controlador estiver conectado à internet.
Ao trabalhar offline, você pode usar dados de mapa do WMTS no mapa do Trimble Access por até 7 dias, mas poderá ampliar ou aplicar panorâmica somente aos mesmos dados de quando o controlador estiver conectado à internet. Para usar dados de mapa de um WMS no Trimble Access, o controlador deve estar conectado à internet.
Para usar um WMS ou WMTS, crie um novo mapa da Web no Trimble Access e insira o URL usado para recuperar dados do serviço. O Trimble Access salva as informações de configuração para cada WMS ou WMTS em um arquivo de configuração .wms ou .wmts na pasta C:\ProgramData\
Controle a visibilidade dos dados do serviço da Web (incluindo subcamadas) na aba Arquivos de mapa da tela Gerenciador de camadas.
É possível usar dados de mais de um WMS ou WMTS no mesmo trabalho e usá-los em adição ao Trimble Maps. Use as caixas de seleção Camada base e Solicitar PNGs transparentes para determinar a ordem e a transparência das camadas do mapa da Web. Consulte Para definir as configurações de WMS ou WMTS.

Depois de criar um mapa da Web usando um serviço de características da Web, você pode salvar os dados como um arquivo .json. para poder usá-lo no campo quando o controlador não estiver conectado à internet.
Para criar o mapa da Web, conecte o controlador à internet (por exemplo, enquanto o controlador estiver no escritório) e defina as configurações de WFS de modo que os dados de vetor georreferenciados do WFS apareça no mapa. No Trimble Access, salve os dados como um arquivo .json para poder usar os dados no campo sem uma conexão com a internet.
No campo, é possível selecionar linhas ou polilinhas a partir do arquivo WFS no mapa e piquetá-las. Você também pode criar pontos nas extremidades das linhas e em todos os pontos ao longo de uma polilinha marcando a caixa de seleção Criar nós (DXF, Shape, 12da e LandXML) na tela Configurações de mapa. Os pontos criados podem então ser selecionados para piquetagem ou cálculos Cogo.
Ao piquetar dados WFS, certifique-se de entender a precisão dos dados WFS fornecidos e certifique-se de que estejam no mesmo sistema de coordenadas do trabalho.
O Trimble Access suporta os seguintes serviços de características online:
-
Serviço de Características Esri
-
Serviço de Características da Web (WFS) do Open Geospatial Consortium (OGC) nos seguintes padrões:
-
OGC WFS 1.1.0
-
OGC WFS 2.0.0
-
O Trimble Access suporta dados de serviço de características fornecidos como arquivos .json ou .gml :
Os seguintes tipos de dados são suportados para cada formato:
GeoJSON (.json) | GML (.gml) |
---|---|
ponto, ponto XYZ | ponto, ponto XYZ, multiponto |
sequência de linhas, sequência de múltiplas linhas | sequência de linhas, sequência de múltiplas linhas |
polígono, multipolígono | polígono, multipolígono |
curva, multicurva | |
superfície (apenas limite), multisuperfície (apenas limite) |

-
Para adicionar um mapa da Web, o controlador deve estar conectado à internet. Para informações sobre como conectar o controlador à internet, consulte Configuração de conexão à Internet.
O controlador também deve estar conectado à internet sempre que você quiser usar um serviço de mapa da Web (WMS). Uma conexão com a Internet não é necessária para visualizar os dados do serviço de características da Web (WFS) depois de você ter salvado os dados em um arquivo.
-
Você deve saber o URL a ser usado para o mapa da Web. Para garantir que você receba os dados mais recentes do mapa da Web, não inclua o número da versão no URL.
Para usar uma versão específica, adicione o número da versão como um parâmetro anexado ao URL, por exemplo: https://examplewms.org/wms?version=1.1.
-
Sempre que possível, você deve selecionar um código EPSG que corresponda ao sistema de coordenadas e à zona do trabalho.
Se o Trimble Access for capaz de detectar um código EPSG correspondente, ele adicionará "(padrão)" após essa entrada na lista e selecionará o código EPSG por padrão. Em alguns casos, o Trimble Access não pode detectar um código EPSG correspondente, e você pode ter que selecionar um. Se não tiver certeza do código EPSG correto para o sistema de coordenadas e a zona que está usando, visite o site EPSG.io: epsg.io/.
Alguns serviços WMS ou WMTS podem incluir "EPSG:3857 - Web Mercator" ou "EPSG:4326 - WGS 1984" na lista de sistemas de coordenadas suportados. Esses são sistemas de coordenadas "universais" que podem ser usados com qualquer trabalho, independentemente do seu sistema de coordenadas. Ainda é preferível selecionar um código EPSG que corresponda ao sistema de coordenadas do trabalho quando um estiver disponível, pois o mapa da Web pode ser posicionado de forma mais precisa e confiável quando os sistemas de coordenadas são idênticos. Entretanto, o Web Mercator e o WGS 1984 ainda produzirão resultados precisos na maioria dos casos. Observe que o Trimble Access suporta o uso do Web Mercator e do WGS 1984 com serviços WMS, mas apenas o Web Mercator é suportado com o WMTS. O WGS 1984 não funcionará com os serviços WMTS.

- Os serviços de mapa são entregues com base na sua localização e escala do mapa atual. Antes de adicionar o mapa da Web:
- Se não houver pontos no trabalho, digite um ponto com coordenadas que correspondam ao sistema de coordenadas do trabalho e que estejam em um local que você poderia esperar ver no mapa.
- Zoom no mapa em uma escala razoável, por exemplo, 100m ou 1000m, funciona melhor que 2m ou 20.000km.
- Pressione
na barra de ferramentas Mapa ou na barra de ferramentas Vídeo.
- Na tela Propriedades do trabalho, pressione o botão Gerenciador de camadas.
- Selecione a aba Arquivos de mapa.
- Pressione Mapas da Web. (No modo retrato, deslize da direita para a esquerda ao longo da linha de teclas programáveis para visualizar a tecla programável Mapas da Web.)
- Na tela Mapas da Web, pressione Novo.
- Insira o Nome do mapa da Web.
- No campo Tipo de serviço, selecione o tipo de serviço.
-
Insira o URL do serviço da Web e pressione Enter.
Se o URL incluir parâmetros para credenciais de login, como nome de usuário e senha, o Trimble recomenda removê-los do URL e, em vez disso, inserir as credenciais de login selecionando Autenticação HTTP básica no campo Método de login. Para maiores informações, consulte Para configurar o método de login para o serviço Web abaixo.
-
Defina as configurações para o serviço Web selecionado. Veja as seguintes seções:
-
Clique em Aceitar.
O nome do mapa da Web que você adicionou é exibido na aba Arquivos de mapa do Gerenciador de camadas.
-
Para tornar os dados do mapa da Web visíveis no mapa do Trimble Access, pressione o nome do mapa da Web no Gerenciador de camadas.
Para exibir ou ocultar camadas do mapa da Web, pressione a seta ao lado do nome da camada e então pressione as camadas individuais para mostrá-las ou ocultá-las.
-
Para sair do Gerenciador de camadas e voltar ao mapa, pressione Aceitar.
Para abrir o Gerenciador de camadas, escolha uma das opções abaixo:
Ao exibir dados WMS:
-
Para visualizar dados a partir do WMS no mapa, você pode precisar aplicar zoom a um nível apropriado. Diferentes níveis de detalhe do mapa podem ser mostrados em níveis de zoom diferentes.
-
Problemas de conexão com a internet podem afetar a exibição de mapas da Web. Se o mapa não mostrar nenhum dado do mapa da Web, retorne à tela Mapa da Web, selecione o mapa da Web na lista e então pressione Testar para verificar se o software pode se conectar ao servidor configurado.
-
Para obter um melhor contraste entre as características no trabalho ou em outros arquivos vinculados, use o controle deslizante de Transparência do mapa para aumentar a transparência dos dados WMS. Veja Transparência dos dados do mapa.

O campo Método de login fornece opções para fazer login se no mapa da Web. Dependendo da configuração do servidor, suas credenciais de autenticação podem ser criptografadas quando passadas para o servidor.
Embora muitos serviços disponíveis publicamente não tenham requisitos de autenticação, a configuração pode ser bastante técnica. Você precisará inserir os detalhes de login fornecidos a você pelo provedor de mapas da Web.
Se estiver usando uma URL que inclua credenciais de login como parâmetros, você poderá manter as credenciais de login como parte da URL e selecionar Nenhum no campo Método de login. Entretanto, credenciais de login que façam parte da URL não são jamais criptografadas. Para assegurar que suas credenciais possam ser criptografadas, caso isso seja suportado pela configuração do servidor, o Trimble recomenda que você remova os parâmetros de login da URL e selecione Autenticação HTTP básica no campo Método de login e então insira o Nome de usuário e a Senha.
-
Para selecionar a abordagem de autenticação, no final da tela Mapa da Web, selecione o Método de login adequado na lista suspensa.
-
Nenhum: muitos serviços não exigem nenhuma autenticação.
-
ArcGIS Token Server: requer um URL de servidor de tokens e nome de usuário e senha da conta.
Se você marcar a caixa de seleção Salvar detalhes da conta, o nome de usuário e a senha serão salvos no arquivo de configuração no controlador. Para maiores informações, consulte a nota abaixo.
-
Autenticação HTTP Básica: requer um nome de usuário e senha de conta.
Se você marcar a caixa de seleção Salvar detalhes da conta, o nome de usuário e a senha serão salvos no arquivo de configuração no controlador. Para maiores informações, consulte a nota abaixo.
-
OAuth: é o tipo mais seguro de autenticação e requer entradas bastante extensas. Entre em contato com seu provedor de serviços OAuth para obter esses detalhes.
Uma vez configurado, pressione Buscar para abrir a página de login do servidor em seu navegador da web. Dependendo da configuração do servidor, essa página pode abrir e aceitar automaticamente as credenciais de login e fechar sem estar visível. Alternativamente, a página da Web pode solicitar que você faça login usando login multifator.
-
ArcGIS Online: efetivamente uma conexão OAuth pré-preenchida, isso pode exigir alguma configuração do lado do servidor para permitir que o Trimble Access se conecte com sucesso.
Uma vez configurado, pressione Buscar para abrir a página de login do servidor em seu navegador da web. Dependendo da configuração do servidor, essa página pode abrir e aceitar automaticamente as credenciais de login e fechar sem estar visível. Alternativamente, a página da Web pode solicitar que você faça login usando login multifator.
Os métodos de login Servidor de tokens ArcGIS e Autenticação HTTP básica fornecem uma caixa de seleção Salvar detalhes da conta:
-
Marque a caixa de seleção Salvar detalhes da conta para salvar o Nome de usuário e a Senha no arquivo de configuração.
Isso permite que sua organização escolha entre um login compartilhado comum entre todos os usuários, para que os usuários não precisem gerenciar credenciais individuais.
-
Desmarque a caixa de seleção Salvar detalhes da conta para evitar que os campos Nome de usuário e Senha sejam salvos no arquivo de configuração e, em vez disso, exijam que o usuário insira esses detalhes quando solicitado sempre que o software tentar carregar os dados WMS ou WFS.
Isso permite que sua organização use a segurança aprimorada associada a cada usuário individual ser obrigado a fazer login e ao acesso fornecido a cada serviço de característica em um nível individual.
-
-
Após inserir as credenciais apropriadas, pressione Testar para confirmar o recebimento de um token de login válido. Uma mensagem confirma se o software pode se comunicar com o servidor ou se há um problema.

Após inserir o URL para um WFS, defina as configurações restantes para o mapa da Web:
-
Certifique-se de que o campo Sistema de coordenadas mostre o código EPSG correto. Os códigos EPSG na lista são fornecidos pelo WFS. O Trimble Access seleciona o código EPSG mais provável a usar, com base nos dados já existentes no trabalho.
O código EPSG deve corresponder ao sistema de coordenadas e à zona do trabalho. Se não tiver certeza do código EPSG correto para o sistema de coordenadas e a zona que está usando, visite o EPSG.io site: epsg.io/.
-
No campo Tipo de caixa delimitadora , selecione o formato e a ordem das coordenadas usadas pela função da caixa delimitadora.
Serviços de características da Web usando o padrão antigo OGC WFS 1.1.0 normalmente exigem coordenadas de caixa delimitadora na ordem inversa de coordenadas de latitude e longitude.
- O campo Enviar EPSG de caixa delimitadora determina se o EPSG da coordenada da caixa delimitadora é anexado à solicitação de busca da caixa delimitadora. Apenas raramente essa configuração precisa ser ajustada e, se você estiver inseguro, deixe-a definida para Sim (padrão).
-
Marque a caixa de seleção Inverter ordem do eixo para inverter a ordem das coordenadas dos dados de característica recebidos.
Serviços de características da Web usando o padrão OGC WFS que servem dados no formato GML normalmente exigem a ordem inversa das coordenadas.
- Se o WFS exigir que os usuários façam login para usar o serviço, selecione a abordagem de autenticação no campo Método de login e insira os detalhes necessários. Para maiores informações, veja Para configurar o método de login para o serviço Web
- Clique em Próximo.
- Amplie e aplique panorâmica no mapa nas extensões necessárias, então toque em Salvar para salvar as características como um arquivo .json. O arquivo é salvo na pasta Arquivos .wfs na pasta <project>.
Problemas de conexão com a internet podem afetar a exibição de mapas da Web. Se o mapa não mostrar nenhum dado do mapa da Web, retorne à tela Mapa da Web, selecione o mapa da Web na lista e então pressione Testar para verificar se o software pode se conectar ao servidor configurado.

Após inserir o URL para um WMS ou WFS, defina as configurações restantes para o mapa da Web:
-
Certifique-se de que o campo Sistema de coordenadas mostre o código EPSG correto. Os códigos EPSG na lista são fornecidos pelo serviço. O Trimble Access seleciona o código EPSG mais provável a usar, com base nos dados já existentes no trabalho.
O código EPSG deve corresponder ao sistema de coordenadas e à zona do trabalho. Se não tiver certeza do código EPSG correto para o sistema de coordenadas e a zona que está usando, visite o EPSG.io site: epsg.io/.
-
Marque a caixa de seleção Camada de base se desejar que os dados desse serviço da Web sejam exibidos abaixo de outras camadas do mapa da Web.
Se você estiver usando dados de mais de um mapa da Web na tarefa, as camadas são exibidas na seguinte ordem: as imagens do Trimble Maps (se usadas) são a camada inferior, os mapas da Web que possuem a Camada de base selecionada são exibidos acima disso, e os mapas da Web que não possuem a Camada de base selecionada são exibidos acima desses.
-
Marque a caixa de seleção Solicitar PNGs transparentes para solicitar arquivos PNG transparentes em vez de arquivos JPG do serviço da Web.
Isso é útil se você estiver usando dados de mais de um serviço da Web no trabalho e quiser que os dados desse serviço da Web apareçam acima dos dados de outros serviços da Web.
Arquivos PNG são imagens de maior resolução que os arquivos JPG e podem consumir mais dados. Nem todos os serviços WMS fornecem arquivos PNG transparentes. Por padrão, muitos serviços WMTS fornecem arquivos PNG transparentes.
Para informações mais detalhadas sobre como configurar ou solucionar problemas em um mapa da Web, consulte a nota de suporte Web map support in Trimble Access, que pode ser baixada na página Boletins de suporte.