Fluxos de trabalho de vias
O software Trimble Access Roads suporta dois fluxos de trabalho principais para piquetar vias e objetos lineares semelhantes.
Arquivos de projeto de via
O fluxo de trabalho Arquivo de projeto de via permite que você faça a piquetagem a partir de um arquivo de projeto de via que consiste em um alinhamento (a linha central da via) com uma ou mais sequências relacionadas que definam a via, ou modelos de seção transversal relacionados. Todas as posições derivam-se do alinhamento.
Arquivos de projeto de via suportados são arquivos RXL e LandXML.
Para maiores informações sobre como criar e usar esses arquivos, consulte Arquivos de projeto de via.
Sequências e superfícies
O fluxo de trabalho Sequências e superfícies permite piquetar sequências como objetos lineares de forma semelhante a vias, normalmente quando você não tem um arquivo de projeto de via. Por exemplo, é possível piquetar ilhas de tráfego ou meio-fio, ou corte e aterro de qualquer característica linear que tenha uma superfície superior e uma superfície inferior, como um terraplenagens de construção ou aterro.
As sequências podem ser linhas, arcos ou polilinhas que são digitados para o trabalho ou podem ser selecionados a partir de quaisquer arquivos vinculados que contenham traçado, incluindo arquivos DXF, IFC ou 12da.
Selecione uma sequência como a sequência de posicionamento principal e então piquete uma ou duas sequências com o posicionamento em relação à sequência de posicionamento principal. Ao piquetar uma sequência, você também pode selecionar uma superfície. Ao piquetar duas sequências, uma superfície é criada entre as sequências. Superfícies adicionais também podem ser selecionadas.
Para maiores informações, consulte Sequências e superfícies.