Declive lateral
Em algumas situações, pode ser preciso adicionar ou editar o declive lateral. O declive lateral, e quaisquer edições do declive lateral, são descartados após uma posição ser medida ou quando você sai da tela de piquetagem.
Os declives laterais podem ser usados ao se piquetar a partir de um arquivo de projeto de via. Os declives laterais não podem ser usados ao se piquetar Sequências e superfícies.

Você pode adicionar um talude ao piquetar uma estação sobre uma sequência ou ao medir sua posição em relação a uma sequência.A sequência atual é, por padrão, a sequência onde ocorre a flexão, mas você pode selecionar uma sequência distinta como sequência de dobra, em caso de necessidade.Não é possível adicionar um talude ao alinhamento.
- Na tela de piquetagem, pressione e mantenha pressionado Visualização plana ou de seção transversal e selecione Adicionar talude.
- Preencha os detalhes que definem o talude.
A adição de talude na piquetagem está disponível apenas para uma via RXL.

Se o valor de projeto de corte ou aterro do talude, ou o valor da largura da vala de corte, não forem aplicáveis, sobrescreva o valor com um novo.
- Na tela de piquetagem, pressione e mantenha pressionada sobre o mapa ou a visualização de seção transversal e selecione Editar talude.
- Preencha os detalhes que definem o talude.
Em algumas situações, pode ser preferível ajustar o valor de corte ou aterro do talude de acordo com o valor da sequência atual para a sequência seguinte, ou conforme o valor da sequência anterior para a sequência atual.Tanto no campo Corte do Talude como no campo Aterro do Talude , selecione Talude para a sequência seguinte ou Talude da sequência anterior.O campo Talude é atualizado com o valor de declive apropriado.
O exemplo abaixo mostra onde você deveria selecionar a opção Declive até a sequência seguinte ou Declive a partir da sequência anterior para um talude de corte.Uma abordagem semelhante pode ser usada para um talude de aterro.
As opções de declive da sequência anterior ou seguinte estão disponíveis:
- Somente se existir uma sequência anterior ou seguinte.
- No campo Talude de escav , as opções são disponíveis somente se os valores próximo e anterior forem positivos, isto é, se definirem um talude de escavação.
- No campo Preencher declive , as opções são disponíveis somente se os valores próximo e anterior forem negativos, isto é, se definirem um declive preenchido.
Algumas vezes, especialmente para arquivos de vias LandXML, o talude poderá especificar apenas um valor de declive, ficando o outro nulo (?).Se, ao piquetar um talude, os valores calculados e de projeto na parte de cima da tela de navegação forem nulos, isso indicará que o valor de declive indefinido é necessário para se piquetar a conexão.Use a opção Editar talude para definir o talude e permitir que a conexão seja piquetada.
Você também pode:
- alterar o nome da seqüência.
- Selecionar uma sequência diferente como a sequência de dobra, caso necessário.
Um declive lateral é exibido em vermelho se editado.
O diagrama abaixo exibe um típico exemplo de onde essas opções podem ser utilizadas.

- Na tela de piquetagem, pressione e mantenha pressionada a visualização plana ou de seção transversal e selecione Editar talude.
-
No campo Sequência de dobra, clique na seta e selecione uma sequência seguindo um desses métodos:
- Clique em uma sequência na tela
- Se for possível em seu controlador, use as setas para a direita/esquerda
- Toque e mantenha o toque sobre a tela e selecione sequência a partir da lista
A sequência de dobra atual é exibida como um círculo azul sólido.

O diagrama abaixo exibe um exemplo típico de onde você poderia selecionar uma sequência diferente como a sequência dobra.Neste exemplo, o traçado original com a dobra na sequência C está em aterro, resultando em uma área de aterro indesejada (1).Ao selecionar a sequência B como sequência de dobra, o novo traçado agora está em corte e a zona de aterro indesejada foi evitada.
Com a sequência B selecionada como sequência de dobra, o talude de corte pode ser definido usando-se o valor de projeto para o declive ou digitando-se um outro valor.Alternativamente, o talude de corte pode ser definido selecionando-se uma das seguintes opções:
- A opção Declive a partir da sequência anterior para definir o talude de corte como um declive a partir da sequência anterior A até a nova sequência de dobra B, resultando em uma posição de conexão em (2).
- A opção Declive até a sequência seguinte para definir o talude de corte como um declive a partir da nova sequência de dobra B até a sequência C seguinte, resultando em uma posição de conexão em (3).