Configuração de arquivo XML cadastral norueguês
Para usar a verificação da tolerância cadastral norueguesa no Trimble Access, modifique o arquivo de amostra CadastralTolerances ‑ Norway.xml para atender às suas necessidades.
Baixe o arquivo de amostra CadastralTolerances ‑ Norway.xml da página Arquivos de configuração.
O arquivo XML de amostra usa uma combinação da Classe de levantamento e Classificação para determinar o valor de tolerância com que o ponto deve ser verificado.
O nome da Classificação define o tipo de ponto sendo medido ou piquetado. O nome da classe Levantamento define o nível de tolerância requerido para o local do ponto.
Você não pode alterar nomes de elementos e nomes de atributo. Observe que eles diferenciam maiúsculas de minúsculas.
-
Os nomes dos elementos são: CadastralTolerances, SurveyClasses, Class, Classifications, Classification, Tolerances, Codes e Code.
-
Os nomes dos atributos são: name, id, hzTol, vtTol, description e classification.
Classe de levantamento
O arquivo XML de amostra define uma classe de levantamento para cada nível:
<SurveyClasses>
<Class name="ClassA" id="ClassA" algorithm="NorwayCadaster"/>
</SurveyClasses>
Para ativar a verificação da tolerância cadastral no trabalho, você deve especificar a Classe de levantamento para cada trabalho. Para fazer isso, insira o nome da classe de levantamento (ClasseA) no campo Notas na tela Propriedades do trabalho no Trimble Access. Todos os pontos dentro do trabalho terão a mesma classe.
Valores de tolerância
O arquivo de amostra CadastralTolerances ‑ Norway.xml define os valores de tolerância para cada ClasseA como um ponto de controle:
<Classification name="Control1">
<Tolerances id="ClassA" hzTol="0.050" vtTol="0.100" alpha="0.05" internalReliabilityError="0.1" internalReliabilityWarning="0.1" externalReliabilityError="0.1" externalReliabilityWarning="0.1" reliability3D="false">
<TimeDistance minimumMinutes="45" measurementCount="2" />
<TimeDistance minimumMinutes="15" measurementCount="3" />
</Tolerances>
</Classification>
Ao se verificar medições com relação às tolerâncias definidas, é feita uma análise estatística dos dados para:
-
Detecção de erro (grovfeilsøk)
Controles de detecção de erro contra grandes desvios entre as duas medições ou "erros" (grovfeilsøk).
Um grande desvio/erro é definido como um desvio que é significativamente maior do que o desvio aleatório que você esperaria. Um grande desvio ou erro pode ser considerado como um desvio três vezes maior que o desvio padrão.
Como o cálculo de detecção de erro descobre apenas grandes erros, os valores de confiabilidade interna e externa são usados para indicar a qualidade das medições quando desvios menores são levados em consideração.
-
Confiabilidade interna (indre pålitelighet)
O valor da confiabilidade interna (indre pålitelighet) indica a presença de erros menores que podem ser descobertos pela detecção de erro. Esses erros são chamados de "desvio máximo restante". O limite para o valor de confiabilidade interna é de nível de significado de 5% ou menos.
-
Confiabilidade externa (ytre pålitelighet)
O valor da confiabilidade externa (ytre pålitelighet) é um cálculo da deformação máxima do ponto, e indica quanto o desvio máximo restante pode impactar no resultado final.
As verificações também são feitas para tempos adequados decorridos entre remedidas do mesmo ponto.
Códigos de característica
O arquivo XML de amostra também define códigos de característica para que você possa especificar facilmente a classificação para pontos cadastrais ao piquetar e medir no trabalho. Por exemplo, pontos com uma classificação de limite podem ter qualquer um dos seguintes códigos de característica:
<Codes>
<Code name="surveyPoint" description="Checked Cadastral" classification="Control1"/>
<Code name="OLD" description="Checked Cadastral" classification="Control1"/>
<Code name="PEG" description="Checked Cadastral" classification="Control1"/>
<Code name="IS" description="Checked Cadastral" classification="Control1"/>
<Code name="IT" description="Checked Cadastral" classification="Control1"/>
<Code name="NAIL" description="Checked Cadastral" classification="Control1"/>
Para um trabalho em que o campo Notas é configurado para ClasseA, se você codificar um ponto como "PREGO", o ponto terá uma descrição de "Cadastral Verificado" e uma classificação de "Controle1". Isso significa que o ponto deve cumprir uma tolerância horizontal de 50mm, uma vez que o arquivo CadastralTolerances ‑ Norway.xml especifica que os pontos "Controle1" nos trabalhos "ClasseA" devem possuir hzTol="0,050".
Como observado acima, você não pode renomear elementos e atributos. No entanto:
-
Você pode renomear os nomes de classe (por exemplo, "ClasseA"), nomes de classificação (por exemplo, "Control1e") e nomes de código (por exemplo, "PREGO"). Se você renomeá-las, certifique-se de renomear todas as instâncias.
-
É possível criar nomes de Classe e nomes de Classificação adicionais. Basta seguir o padrão no arquivo XML para criar mais.