Para iniciar um levantamento RTX
-
Inicie o levantamento usando o estilo de levantamento RTK configurado para RTX. Veja Configurando um levantamento RTX
Quando dados do serviço de correção RTX estão sendo recebidos via:
- RTX (sinais SV), o ícone do rádio
muda para um ícone RTX
, e aparece RTX na linha de status.
- RTX (internet), aparece o ícone da fonte de internet GNSS
.
- RTX (sinais SV), o ícone do rádio
-
Espere pela convergência.
Os tempos de convergência típicos dependem da região em que você está trabalhando e do receptor GNSS que está usando:
-
Se o receptor GNSS possuir a tecnologia Trimble ProPoint, na maioria dos casos você deve experimentar a convergência em 1 a 3 minutos em regiões RTX rápidas e em 3 a 10 minutos globalmente.
-
Se o receptor GNSS não tiver a tecnologia Trimble ProPoint, a convergência normalmente levará de 5 a 10 minutos em regiões RTX rápidas e menos de 15 a 30 minutos globalmente.
Para maiores informações sobre os tempos de convergência, consulte Serviço de correção RTX.
Quando aparecer a mensagem A convergência foi alcançada, você poderá começar o levantamento
Para ver a tela Status RTX, em um levantamento RTX (SV), pressione
. Em um levantamento RTX (Internet), clique em Status RTX no menu do instrumento.
-
-
Se estiver usando um receptor com compensação de inclinação de IMU, alinhe o IMU.
- Execute a medição ou piquetagem dos pontos.
- Apesar de ter havido convergência em uma solução rover RTX, esta pode não ter alcançado as tolerâncias de precisão para medição de ponto. Pode ser necessário permanecer em um ponto por mais tempo para alcançar as tolerâncias de precisão especificadas, uma vez que a solução rover RTX apresentará maior convergência quando o rover estiver em modo estático. Precisões para levantamentos usando o serviço Trimble Centerpoint RTX são extremamente sensíveis a condições ambientais, como multicaminho, cintilação ionosférica e, especialmente, condições troposférias e copas de árvores.
- Para alterar o nível de precisão em que a convergência é aceitável, limpe a caixa de seleção Tolerância Automática na tela Opções Rover e insira os valores que deseja usar.

Tome muito cuidado para evitar alterar o deslocamento já presente em um trabalho por um deslocamento menos preciso, pois tal ação pode fazer com que a precisão dos pontos armazenados no trabalho deixem de alcançar as tolerâncias de precisão aplicadas quando os pontos forma medidos. Veja Deslocamentos RTX‑RTK.
- Clique em
e selecione Medir. Clique em Deslocamento RTX‑RTK
- No campo Ponto RTK, selecione um ponto. Este ponto deve ter sido medido usando RTK.
-
No campo Ponto RTX, selecione ou meça um ponto RTX. Este deve ser um ponto medido usando o serviço de correção CenterPoint RTX.
O deslocamento é calculado imediatamente quando os campos dos dois pontos são preenchidos.
-
Revise os resultados do cálculo de deslocamento. Se forem aceitáveis, clique em Armazenar para vincular o deslocamento ao trabalho.
A precisão do deslocamento e, portanto, a precisão dos pontos RTX reduzidos ao esquema de referência RTK, depende da precisão dos pontos RTX e RTK medidos para calcular tal deslocamento. Você devo usar uma medição de ponto o mais precisa possível para calcular o deslocamento.
Para remover um deslocamento RTX‑RTK, visualize o deslocamento na tela Deslocamento RTX‑RTK e então clique em Nenhum. Pressione Sim para confirmar.O valor do deslocamento é alterado para zero.

Para ver a tela Status RTX, em um levantamento RTX (SV), pressione . Em um levantamento RTX (Internet), clique em Status RTX no menu do instrumento.
A tela Status RTX mostra o Nome do satélite de correção atual. Para selecionar outro satélite, clique em Opções e então selecione o satélite desejado a partir da lista. Você pode mudar o satélite de correção a qualquer tempo. Alterar o satélite de correção não obriga que o levantamento seja reiniciado. Alternativamente, selecione Personalizar e então insira a frequência e a taxa de bits a ser utilizada. As mudanças que você fizer na configuração serão usadas na próxima vez que você iniciar um levantamento.
Em um levantamento RTX, o botão Reiniciar na tela de lista/localização de satélites zera tanto o rastreamento de veículos espaciais (SV) como a convergência RTX. O botão Reiniciar na tela Status RTX zera a convergência RTX, mas não o rastreamento de satélites.