Configuração do instrumento
Para definir as configurações do instrumento, pressione e selecione Configurações / Estilos de levantamento / <Nome do estilo> / Instrumento.
Os campos exibidos na página Instrumento do estilo de levantamento dependem do fabricante do instrumento e do modelo selecionado na parte de cima da tela. Se você estiver usando um instrumento fabricado por um terceiro, veja Para selecionar uma estação total de terceiros.

Ao mudar o tipo de instrumento, as configurações da taxa de transmissão e a paridade mudam automaticamente para as configurações padrão para o instrumento selecionado.
Use o campo Taxa baud para configurar a taxa de transmissão do para combinar aquela do instrumento convencional.
Use o campo Paridade para configurar a paridade do para combinar com aquela do instrumento convencional.

Use o campo Taxa de estado ÂH ÂV para configurar a freqüência em que o software atualiza a apresentação do ângulo horizontal e vertical na linha de status com informações do instrumento convencional.
Alguns instrumentos emitem um bipe quando estão comunicando-se com o software . Esse som pode ser desativado no instrumento ou a opção Taxa de estado ÂH ÂV configurada para Nunca .

O campo Modo de medição aparece se o tipo de instrumento selecionado tiver mais de um modo de medição que possa ser configurado pelo software Trimble Access. Use este modo para especificar como o EDM mede distâncias. As opções variam de acordo com o tipo de instrumento. Para alterar o modo de medição durante um levantamento, pressione o ícone do instrumento na barra de status e então pressione o primeiro bloco da tela Funções do Instrumento.
Se você selecionar:
- STD, o instrumento ficará no modo EDM Padrão, no qual ele faz a média de ângulos durante a medição de uma distância padrão.
- FSTD, o instrumento ficará no modo EDM Padrão Rápido, no qual ele faz uma média dos ângulos enquanto uma medição padrão rápida é tomada.
- TRK, o instrumento ficará no modo EDM Rastreamento, no qual ele faz medições constantes de distâncias e as atualiza na linha de status
Para sempre usar a mesma configuração definida no instrumento, selecione Padrão do Instrumento.

Use o método Média de observações para:
- aumentar a precisão da medição com um número predefinido de observações
- visualizar os desvios padrões associados da medição
Enquanto o instrumento está efetuando as medições, desvios padrões são exibidos para os ângulos horizontal (ÂH) e vertical (ÂV), e a distância do declive (DD).

Quando estiver usando um instrumento servo ou robótico, marque a caixa de seleção Auto F1 / F2 para medir automaticamente um ponto ou piquetar uma posição na face 2 depois da abservação na face 1.
Quando Auto F1 / F2 estiver selecionado, uma vez que face 1 estiver completada, o instrumento gira automaticamente para a face 2. O nome do ponto não aumenta e isso permite que uma observação da face 2 seja medida com o mesmo nome do ponto da observação da face 1. Uma vez que a medição da face 2 estiver completada, o instrumento volta à face 1.
Auto F1 / F2 não funciona quando inicia na face 2 ou quando o método de medição estiver configurado para:
- Deslocamento do Ângulo
- Deslocamento de âng. hor.
- Deslocamento do Ângulo V.
- Deslocamento único da dist.
- Deslocamento do prisma duplo
- Objeto circular
- Objeto remoto

A opção Medir distância na face 2 é utilizada em:
- Medir topo, quando Auto F1 / F2 for selecionado
- Medir voltas, Config da estação plus e Resseção, quando uma observação distante não for requerida na face 2
Quando a caixa de seleção Medir distância na face 2 estiver marcada, se o método de medição da face 1 incluiu uma medição de distância, o método de medição para a face 2 será configurado automaticamente para Somente ângulos depois da medição da face 1. Após a medição da face 2, o instrumento volta ao método usado na face 1.

Quando estiver selecionada a caixa de opções Autolock desligado para deslocamentos, a tecnologia Autolock é automaticamente desativada para a medição de deslocamento e então reativada após a medição.

O campo Config. leit. nivel. aparece se puder configurar a leitura do círculo horizontal no instrumento quando a visada atrás é observada. As opções são Não, Zero e Azimute . Se selecionar a opção Azimute, ao observar a visada atrás, a leitura do círculo horizontal será configurado para o azimute computado entre o ponto do instrumento e o ponto da visada atrás.

As precisões do instrumento são usadas para calcular as ponderações das observações como parte dos cálculos de Resseção padrão e da Definição Adicional de Estação.
Quando você usa uma estação total Trimble, as precisões do instrumento são lidas no instrumento. Você pode usar as precisões do instrumento, ou fornecer seus próprios valores a partir de suas técnicas de observação, ajustando a chave Editar precisões de instrumento para Sim.
Para outros tipos de instrumentos, siga uma das seguintes linhas de ação:
- Insira os valores fornecidos pelo fabricante do instrumento.
- Deixe os campos dos valores de precisão do instrumento como nulos
Se você deixar os campos dos valores de precisão do instrumento como nulos, os seguintes valores padrão serão usados:
Observação | Valor padrão |
---|---|
Precisão do ângulo horizontal | 1" |
Precisão do ângulo vertical | 1" |
EDM | 3 mm |
EDM (ppm) | 2 ppm |

Um erro de centralização pode ser especificado para o instrumento e a visada atrás.
O erro de centralização é utilizado para computar as ponderações de observação como parte dos cálculos de Resseção padrão e Ajustes da Estação mais cálculos. Defina um valor adequado para a precisão estimada da configuração de seu instrumento/visada atrás.

As configurações de Servo/Robótico controlam se o instrumento gira automaticamente para pontos conhecidos, e também controlam a perspectiva usada ao medir deslocamentos e realizar piquetagens. Quando a chave Automático é ajustada para Sim, o software aplica automaticamente configurações servo quando conectado usando Bluetooth, cabo ou um controlador em conexão direta, e aplica automaticamente configurações robóticas quando conectado usando rádio Wi-Fi ou Cirronet.
Quando Automático é usado | Configurações Servo | Configurações Robótico |
---|---|---|
Giro automático | ÂH e ÂV | Desligado |
Direções de Deslocamento & Piquetagem | Perspectiva do instrumento | Perspectiva do alvo |
Giro automático
-
Você pode definir o campo Giro automático como ÂH e ÂV , Somente ÂH ou Desligado. Se você selecionar ÂH e ÂV ou Somente ÂH, o instrumento gira automaticamente para o ponto durante a piquetagem e quando um ponto conhecido é inserido num campo de nome de ponto.
-
Quando o campo Giro automático no estilo de levantamento estiver configurado como Desligado, o instrumento não gira automaticamente. Isso é desejável se você estiver trabalhando roboticamente e quiser que o instrumento permaneça travado automaticamente no alvo. Para girar o instrumento para o ângulo indicado na tela, pressione Girar.
Direções de Deslocamento & Piquetagem
-
Perspectiva do instrumentoDireções de navegação dentro/fora e esquerda/direita, presumindo o observador atrás do instrumento olhando na direção do alvo.
-
Perspectiva do alvoDireções de navegação dentro/fora e esquerda/direita, presumindo o observador diante do alvo olhando na direção ao instrumento.
As medições são sempre armazenadas e exibidas relativamente à posição do instrumento. A perspectiva não pode ser mudada em Revisar trabalho.