Adicionando mapas de fundo
Adicione informações de segundo plano ao seu mapa para proporcionar contexto aos demais dados no mapa. Ainda que mapas de segundo plano não proporcionem maior precisão no levantamento, são úteis para fornecer informações geográficas genéricas, as quais são relevantes para o trabalho.
Para configurar qualquer uma das fontes de mapas em segundo plano suportadas, pressione na barra de ferramentas Mapa e selecione Gerenciador de camadas. No Gerenciador de camadas, selecione a aba Arquivos de mapa e então pressione a tecla programável apropriada.

As fontes suportadas de informações de segundo plano de mapa são:
-
Trimble Maps
Trimble Maps é a opção mais simples para fornecer mapas em segundo plano se o controlador estiver tipicamente conectado à Internet.
O Trimble Maps não requer nenhuma configuração e está disponível com qualquer controlador Trimble Access que tenha uma subscrição atual do Trimble Access Software Maintenance Agreement ou para qualquer usuário que tenha uma subscrição válida do Trimble Access.
Consulte Trimble Maps.
-
Serviço de mapa da Web (WMS):
Crie um mapa da Web no Trimble Access fornecendo o URL a um serviço de mapa da Web (WMS) e visualize os dados fornecidos pelo serviço no mapa do Trimble Access.
Para visualizar os dados fornecidos pelo WMS, o controlador deve estar conectado à internet.
Consulte Mapas da Web.
-
Serviço de bloco de mapa da Web (WMTS)
Crie um mapa da Web no Trimble Access fornecendo o URL a um serviço de blocos de mapa da Web (WMS) e visualize os dados fornecidos pelo serviço no mapa do Trimble Access.
Ao trabalhar offline, você pode usar dados de mapa do WMTS no mapa do Trimble Access por até 7 dias, mas poderá ampliar ou aplicar panorâmica somente aos mesmos dados de quando o controlador estiver conectado à internet.
Consulte Mapas da Web.
-
Serviço de características da Web (WFS)
Crie um mapa da Web no Trimble Access fornecendo o URL a um serviço de características da Web (WFS) e visualize dados de vetor com referência geográfica a partir do WFS no mapa do Trimble Access. Consulte Mapas da Web.
No Trimble Access, salve os dados como um arquivo .wfs para poder usar os dados no campo sem uma conexão com a internet.
Você pode selecionar características de um WFS e visualizar informações de atributos sobre eles. Você também pode copiá-los para o trabalho, caso necessário. Para maiores informações, consulte Criando pontos, linhas e polígonos a partir de itens em arquivos KML ou WFS abaixo.
-
Arquivos KML ou KMZ do Google Earth (.kml, .kmz)
Arquivos KML e KMZ são arquivos vinculados criados a partir do Google Earth. Apesar de arquivos KML e KMZ não proporcionarem precisão no levantamento, são úteis para informações geográficas genéricas relevantes para o trabalho, como um polígono exibindo os limites da área de trabalho ou uma área alagada próxima traçada sobre a área local no Google Earth, que é precisa até alguns metros.
Você pode selecionar características em um arquivo KML ou KMZ no mapa no Trimble Access e visualizar informações de atributo sobre elas. Use a barra de ferramentas Snap-to para selecionar mais facilmente o ponto em que você está interessado ou o final de uma linha. Você também pode copiá-los para o trabalho, caso necessário. Para maiores informações, consulte Criando pontos, linhas e polígonos a partir de itens em arquivos KML ou WFS abaixo.
Como arquivos KML e KMZ estão sempre no sistema de coordenadas WGS 1984, eles podem ser vinculados a qualquer trabalho que use um sistema de coordenadas projetado. Eles não serão exibidas em um trabalho que utilize um sistema de coordenadas Somente Fator de escala ou Sem projeção / sem datum, pois as coordenadas WGS 1984 não podem ser transformadas em coordenadas do trabalho.
-
Imagem
Vincule ao seu próprio arquivo de imagem de segundo plano armazenado no controlador. Essa opção não requer uma conexão de Internet.
Consulte Arquivos de imagens de fundo.

Para criar pontos, polilinhas e polígonos no trabalho do Trimble Access a partir de pontos, linhas, polilinhas e polígonos selecionados em um arquivo KML ou KMZ, ou oriundos de um Serviço de Características Web (Web Feature Service - WFS), selecione os itens no mapa para inclui-los e então, no menu suspenso, selecione Criar a partir da seleção. Os atributos dos itens selecionados também são copiados para o trabalho.
Uma vez que pontos, polilinhas e polígonos sejam criados no trabalho, você poderá usá-los para funções de piquetagem e Cogo, como de costume.
Se necessário, você também pode editar as polilinhas ou polígonos que tiver copiado para o trabalho; por exemplo, para inserir um novo ponto medido:
-
Para inserir um ponto em uma polilinha, selecione o ponto e a polilinha no mapa. Toque e segure a polilinha próxima ao segmento onde você deseja inserir o ponto, então selecione Inserir ponto. Use o mesmo processo para inserir um ponto em um polígono.
-
Para remover um ponto de uma polilinha, selecione o ponto no mapa; então, no menu suspenso que aparece ao se manter o toque, selecione Remover ponto. Use o mesmo processo para remover um ponto de um polígono.