Medições com códigos de característica

Atribua códigos a pontos ou linhas para identificar a entidade como um tipo de característica específico. Se o tipo de característica para o código for uma linha ou polígono, a linha ou o polígono poderá ser desenhado no mapa conforme você medir pontos que utilizem esse código de característica.

Criação de linhas de trabalho para características

O recurso Códigos de medição suporta dois fluxos de trabalho distintos, conforme o modo como linha de trabalho for criada e os códigos forem armazenados. Ao criar uma biblioteca de códigos de características no Trimble Access ou no Feature Definition Manager, o campo Linhas e códigos permite que você selecione dentre as seguintes opções:

  • Criar uma linha de trabalho codificada por características com códigos em pontos

  • Armazenar polilinhas com códigos em linhas

Criar uma linha de trabalho codificada por características com códigos em pontos

O método Criar linha de trabalho codificada por características com códigos em pontos permite que você crie símbolos de pontos e linhas de trabalho detalhadas no arquivo FXL, com base no código que é armazenado com o ponto. A linha de trabalho não é armazenada no trabalho, mas sim criada a partir dos códigos armazenados com os pontos e pode ser recriada no escritório, usando o Trimble Business Center para processar os códigos de características. Quando você exporta arquivos DXF a partir do Trimble Access, eles podem incluir símbolos e linhas de trabalhos detalhados.

Você pode criar linhas de trabalho codificadas por recursos nas telas Medir Pontos e Medir Topo, bem como na tela Códigos de medição. Você pode iniciar linhas com um código de controle e a linha é então definida principalmente pela ordem na qual os pontos são criados. Isso significa que uma linha de trabalho codificada por característica funciona muito bem ao se medir pontos ao longo de uma linha de forma ordenada; sendo, contudo, difícil modificar a linha de trabalho para inserir outros pontos.

Armazenar polilinhas com códigos em linhas

O método Armazenar polilinhas com códigos em linhas cria polilinhas e polígonos no trabalho atual com o código armazenado junto com a linha ou polígono. Você pode facilmente criar polilinhas ou polígonos usando tanto pontos existentes como pontos recém-medidos. Se necessário, você pode inserir ou remover pontos de polilinhas ou polígonos. Para criar um polígono usando um código de polilinha, basta selecionar o ponto inicial novamente. Você pode importar polilinhas e polígonos para o Trimble Business Center.

Armazenar polilinhas com códigos em linhas funciona muito bem quando você precisa medir pontos fora de ordem; por exemplo, fluxos de trabalho cadastrais. Em levantamentos cadastrais, você geralmente mede primeiro os pontos ao longo da frente de todas as delimitações, então mede os pontos ao longo da parte posterior das delimitações. Após medir as delimitações frontais, você pode selecionar os pontos das delimitações frontais, de modo que políginos parciais serão criados conforme você for medindo pontos na parte posterior das delimitações. Às vezes, um em uma delimitação é ignorado, então agora você pode facilmente inserir o ponto na polilinha ou no polígono, conforme necessário.

Ao usar o método Armazenar polilinhas com códigos em linhas, você deve criar uma linha de trabalho codificadas por características na tela Códigos de medição.

Atributos

Se o código de característica tiver atributos, você poderá preencher as informações de atributo para o ponto. Você pode configurar o software Trimble Access para solicitar a inserção dos dados de atributo. Consulte Inserindo valores de atributos ao medir um ponto.

Para medir e codificar entidades usando Códigos de medição

  1. Na tela Propriedades do trabalho, selecione o arquivo da biblioteca de características a ser usado com o trabalho. Consulte Biblioteca de características.

    Se você estiver usando um arquivo de biblioteca de características que tenha grupos definidos, os grupos e os códigos dentro do grupo serão automaticamente exibidos no formulário Medir códigos.

    O formulário Medir códigos fornece uma grade de botões grandes, cada um configurado para um código específico.

  2. Se você precisar atribuir códigos a botões ou alterar o código em um botão, pressione e mantenha pressionado o botão no formulário Medir códigos e selecione um código diferente. Para editar vários botões, ou para criar ou gerenciar grupos de botões de código, pressione no formulário Medir códigos. Consulte Configuração de botões de código para códigos de medição
  3. Medir pontos usando códigos. Para medir um ponto com esse código, simplesmente pressione o botão grande para o código. Para medir o próximo ponto usando o mesmo código, pressione Enter ou pressione a tecla Enter. Consulte Medindo pontos em códigos de medição.

  4. Para criar uma linha de trabalho, você pode usar os seguintes métodos:

    • Ao atribuir códigos a pontos na linha, você pode adicionar um código de controle para iniciar uma nova linha ou usar números de sequência para iniciar uma nova linha.

      Em ambos os casos, a linha de trabalho não é armazenada no trabalho, mas criada pelo Trimble Access a partir dos códigos nos pontos.

      Para usar esses métodos, o campo Linhas e códigos do arquivo Biblioteca de Características deve ser ajustado como Criar linha de trabalho codificada por características com códigos em pontos.

    • Ao se atribuir códigos a linhas em vez de a pontos na linha, a linha de trabalho é armazenada como polilinhas no trabalho.

      Para usar esse método, o campo Linhas e códigos do arquivo Biblioteca de características deve ser ajustado como Armazenar polilinhas com códigos em linhas.

Assista à lista de reprodução Medindo com o Trimble Access no canal do Trimble Access no YouTube para obter uma visão geral de atribuir códigos a pontos durante um levantamento topo ou um levantamento como construído.