Para configurar o estilo de levantamento para uma calibração de local

  1. Clique em e selecione Configurações / Estilos de Levantamento. Selecione o estilo de levantamento requerido.
  2. Pressione Calibração do local.
  3. Selecione se o cálculo da calibração deve fixar ou calcular o fator de escala horizontal e a rotação horizontal.

    Para fixar os valores, marque a caixa de seleção Fixar escala horizontal em 1.0 e a caixa de seleção Fixar rotação horizontal em 0. Para calcular os valores, desmarque as caixas de seleção.

    Marcar essas caixas de seleção é recomendado se você estiver trabalhando em um sistema de coordenadas moderno e bem definido com uma transformação confiável a partir do quadro de referência global e usando um controle local de alta qualidade dentro desse sistema de coordenadas. Você deve desmarcar essas caixas de seleção se as medições GNSS precisarem ser escaladas e/ou giradas para se ajustarem ao controle local.

  4. Selecione o tipo de Ajuste vertical a ser calculado e aplicado:

    • A opção Ajuste constante apenas computará um valor de deslocamento vertical que melhor combine com as elevações medidas do ponto de calibração até as elevações de controle. Essa configuração é recomendada se você tiver um modelo geoide preciso.
    • A opção Plano inclinado computará um deslocamento vertical e inclinações ao norte e ao leste que melhor correspondam com as elevações medidas do ponto de calibração até as elevações de controle. Use esse modelo se não tiver um modelo geoide preciso ou se o modelo geoide não for adequado para seu controle vertical.

    Desmarcar as caixas de seleção Fixar escala horizontal em 1.0 e Fixar rotação horizontal em 0 e selecionar a opção Plano inclinado geralmente resultará em residuais menores. Entretanto, a menos que você tenha controle de alta qualidade, medições precisas e uma área de projeto grande, esses residuais menores são resultado do sobreajuste das suas medições, em vez de serem uma indicação verdadeira da qualidade da calibração do seu local.

  5. Para que o software Trimble Access efetue automaticamente uma calibração quando se mede um ponto de calibração, marque a caixa Auto calibrar . Para desativar a calibração automática, desmarque a caixa de verificação.
  6. Selecione um tipo de observação apropriado para um ponto de calibração. As opções para um ponto de calibração são Ponto topo ou Ponto de controle observado.

    Se você definir o tipo de observação como Ponto Topo, todas as configurações serão definidas no estilo de levantamento para um ponto Topo.

  7. Se necessário, configure as tolerâncias para máximos residuais horizontal e vertical e escala horizontal máxima e mínima. Estas configurações somente aplicam-se à calibração automática e não interferem a calibração manual.

    Também pode-se especificar o declive máximo do plano de ajuste vertical. O software lhe avisa se o declive da direção norte ou o declive da direção leste excede isso. Geralmente as configurações padrões são apropriadas.

  8. Especifique como os pontos de calibração medidos serão nomeados:

    • No campo Método, escolha uma das seguintes opções: Adic. prefixo, Adic. sufixo ou Adic. constante.

    • No campo Adic., insira o prefixo, sufixo ou constante.

    A tabela abaixo ilustra as diferentes opções e fornece um exemplo para cada uma delas:

    Opção O que o software faz Valor exemplo no campo Adic. Nome do ponto de grade Nome pto. calibração

    Mesmo

    Dá ao ponto de calibração o mesmo nome do ponto de grade

    100

    100

    Adic. prefixo

    Insere um prefixo antes do nome do ponto de grade

    GNSS_

    100

    GNSS_100

    Adic. sufixo

    Insere um sufixo depois do nome do ponto de grade

    _GNSS

    100

    100_GNSS

    Adic. constante

    Adiciona um valor ao nome do ponto de grade

    10

    100

    110

Quando uma calibração do local é calculada em um trabalho em que jamais foi realizada uma calibração de local anteriormente, são utilizadas as configurações do estilo de levantamento atualmente selecionado. Você pode alterar essas configurações tocando em Opções na tela Calibração do Local, fazer os ajustes necessários, e então clicar em Aceitar. Essas alterações são usadas para o trabalho, mas não são escritas no estilo de levantamento atual. Quando uma calibração do local for calculada e armazenada no trabalho, as configurações usadas nesse cálculo serão armazenadas no trabalho juntamente com os detalhes de calibração do local. Se você voltar mais tarde à função de calibração do local no mesmo trabalho, as configurações do banco de dados de trabalho utilizadas para o cálculo anterior da calibração do local serão preferencialmente usadas, em detrimento do estilo de levantamento atual, visto que podem diferir. Para recuperar as configurações do estilo de levantamento atual, clique em Opções e então clique na tecla programável Padrão. Isso preenche as opções a partir do estilo de levantamento atual. Clique em Aceitar para usar as configurações de estilo de levantamento no recálculo da calibração do local.