Para concluir uma resseção
Num levantamento convencional, a função reseção é usada para efetuar uma configuração da estação e determinar coordenadas para um ponto desconhecido através de observações para pontos conhecidos. O software Trimble Access usa um algoritmo de quadrados mínimos para computar a reseção.
Uma reseção necessita no mínimo uma das seguintes opções:
- Duas observações de ângulos e distâncias para diferentes pontos da visada atrás.
- Três observações Somente ângulos até pontos da visada atrás distintos
Como o cálculo de resseção é um cálculo em grade, você só pode usar pontos de visada atrás que sejam vistos como coordenadas de grade. Não compute um ponto de reseção e então mude o sistema de coordenadas ou realize uma calibração de local. Se você fizer isso, o ponto de reseção irá ser inconsistente com o novo sistema de coordenadas.
Resseção Automática
O fluxo de trabalho de resseção possui a funcionalidade de resseção automática integrada, que lhe permite calcular uma resseção sem precisar saber o nome do ponto onde o alvo está localizado. Isso pode tornar uma resseção muito mais rápida em um local movimentado, com vários alvos configurados em pontos de controle permanentes.
Para usar a função de Resseção Automática, deixe o campo Nome do ponto vazio ao medir até o alvo. A rotina de resseção automática no software Trimble Access automaticamente combina a observação com um ponto no trabalho que seja potencialmente adequado. Se você medir até um alvo que esteja localizado em uma posição fora do trabalho ou em um arquivo vinculado, a medição será automaticamente excluída do cálculo de resseção.
Se forem encontradas inúmeras soluções em potencial, você poderá usar a tecla programável Soluções para percorrer as soluções e revisá-las no mapa, juntamente com o formulário resseção - Resíduos. Em caso de necessidade, você pode alterar o ponto selecionado para recalcular a resseção ou medir até outro ponto.
Para poder usar a função de resseção Automática, certifique-se de que os nomes dos pontos estejam incluídos no trabalho, ou em um arquivo vinculado CSV, TXT ou de trabalho. Pontos topo contínuos, pontos de construção, pontos de varredura e pontos rápidos não podem ser usados para resseção Automática.
Assista ao vídeo Auto resection in Trimble Access (resseção automática no Trimble Access) no canal do Trimble Access no YouTube para aprender mais sobre como concluir uma resseção usando a função de resseção Automática.
Para concluir uma resseção
- Se você planeja usar a função de resseção Automática, certifique-se de que os nomes dos pontos estejam incluídos no trabalho ou em um arquivo vinculado CSV, TXT ou de trabalho.
- Clique em
e selecione Medir / <Nome do estilo> / Reseção.
- Quando solicitado, use o nível eletrônico para nivelar o instrumento. Clique em Aceitar.
Configure as correções associadas ao instrumento.
Se a tela Correções não aparecer, clique em Opções e insira a informação de correção.
- Insira o nome do ponto do instrumento e a altura do instrumento. Veja Coordenadas da estação e altura do instrumento.
Para calcular a elevação da estação, marque a caixa de seleção Calcular elevação da estação.
Para um levantamento 2D ou planimétrico, limpe a caixa de seleção Calcular elevação da estação. Nenhuma elevação será calculada. Para determinar a elevação de um ponto com coordenadas bidimensionais conhecidas, após concluir uma configuração de estação, veja Para determinar a elevação da estação:.
- Clique em Opções para configurar o número de observações que devem ser feitas e a ordem em que devem ser feitas. Certifique-se de que a configuração Ordem de face está correta. Você não pode mudar esta configuração depois de ter começado a medir pontos. Veja Configuração de estação plus, Resseção e Opções de voltas.
- Clique em Aceitar.
- Para medir o primeiro ponto na resseção:
Se você souber o Nome do ponto, poderá inseri-lo ou selecioná-lo.
Para realizar uma resseção automática, na qual o software localiza automaticamente o ponto, deixe o campo Nome do ponto vazio.
Insira ou selecione o Código do ponto, caso necessário.
Por padrão, a caixa de seleção Somente visada à frent não fica marcada.
Para armazenar o ponto como uma observação de visada à frente, marque a caixa de seleção Somente visada à frente. Pontos de visada à frente não contribuem para o cálculo da reseção.
Se você realizar uma reseção ou uma configuração plus de estação enquanto estiver executando um levantamento integrado, poderá medir pontos de visada atrás com o GNSS. Para fazer isso, acione a tecla programável Opções e selecione Medição GNSS automática. Insira um nome de ponto desconhecido no campo de Nome de ponto. O software solicita que você meça o ponto com o GNSS utilizando o nome de ponto escolhido. A tecla programável Medir exibe tanto um prisma como um símbolo GNSS. O software Trimble Access primeiro mede o ponto com o GNSS, então mede com o instrumento convencional. Assegure-se de que tem uma calibração de local carregada ao combinar medições convencionais e GNSS.
Escolha uma opção no campo Método.
Se você selecionar o método Somente ângulos ou Somente ângulo H., deverá inserir ou selecionar um ponto no campo Nome do ponto. O nome do ponto é obrigatório se você estiver concluindo uma resseção ou uma resseção automática.
Insira a Altura do alvo.
Certifique-se de que os valores da altura do alvo e da constante do prisma estejam corretos ao medir cada ponto Você não poderá alterar esses valores nas passadas subsequentes.
Mire o alvo e pressione a tecla programável Medir.
Se você mede alvos estáticos quando há dois prismas próximos, use a tecnologia FineLock ou Long Range FineLock.
Se você estiver usando um Estação espacial Trimble VX ou Estação total Trimble Série S e houver risco de que a medição seja interrompida, por exemplo, em uma medição em meio ao trafego de veículos, marque a caixa de seleção Medição de Alvo Interrompida na tela Controles do Alvo.
O software mostra a informação residual para a observação.
-
Meça outros pontos.
-
Deixe o campo Nome do ponto, conforme solicitado, para realizar uma resseção automática e permitir que o software localize automaticamente o ponto.
-
Selecione o Método de medição Código, então insira a Altura do alvo para o ponto.
-
Para incluir pontos de visada à frente durante a resseção, marque a caixa de seleção Somente Visada à frente. Pontos de visada à frente não contribuem para o cálculo da reseção.
Em um levantamento convencional, quando duas medições são concluídas, ou quando você estiver conectado a um receptor GNSS, ou utilizando um controlador com GPS interno, o software Trimble Access pode fornecer informações de navegação até pontos adicionais. Pressione Navegar para navegar para outro ponto.
Quando houver dados suficientes para o software calcular uma posição de reseção, aparece a tela Residuais de reseção.
-
-
Use a informação na tela resseção - Resíduos para revisar a qualidade das observações e remover observações ruins.
Um asterisco (*) ao lado do nome do ponto na tela resseção - Resíduos indica que o nome do ponto não foi inserido durante a resseção e, em vez disso, a observação foi automaticamente associada pela rotina de resseção Automática no Trimble Access como uma correspondência possivelmente boa.
Se várias soluções possíveis forem encontradas, uma mensagem de aviso será exibida no software e a tecla programável Solução indicará o número de soluções possíveis encontradas; por exemplo, "Solução 1 de 4". A "melhor" solução é a primeira da lista. Para reduzir o número de soluções, meça até outro ponto ou selecione a solução correta antes de armazenar.
Para selecionar a solução que deseja usar, clique na tecla programável Solução para percorrer e visualizar todos os resíduos de soluções. A solução de resseção selecionada é mostrada no mapa ao lado da tela Resseção - Resíduos. As linhas amarelas indicam observações, enquanto o círculo amarelo sólido é a estação calculada. Selecione o ponto que será usado na tela Resseção - Resíduos, então clique em Aceitar.
Se você não tiver certeza de qual das soluções disponíveis está correta, ou se desconfiar que ambas estão incorretas, você poderá tomar uma das seguintes linhas de ação:
-
Se você souber o nome de um dos pontos, destaque uma das observações e clique em Detalhes, então insira o nome do ponto.
-
Se você não souber os nomes de nenhum dos pontos, clique em + Ponto para adicionar outra observação.
Para maiores informações, consulte Revisão residuais de observações e resultados de configurações.
-
- Para observar mais pontos, clique em +Ponto. Repita os passos 3 e 4 para adicionar mais pontos à resseção.
- Para fazer mais medições a pontos já medidos (ou seja, medir passadas de observações).
- Clique em Finalizar Face.
-
Se estiver usando um instrumento servo ou robótico para medir um ponto conhecido (coordenado), pressione Girar. Alternativamente, para girar automaticamente um instrumento servo motorizado para o ponto, ajuste o campo Girar automaticamente o servo motorizado no estilo de levantamento para AH e AV ou Somente AH.
Quando estiver usando instrumentos servo ou robóticos, verifique se o instrumento verificou o alvo corretamente. Durante a medição de alvo DR com uma estação total Trimble com passadas automáticas, o software pausa para permitir que você mire o alvo. Você deve mirar manualmente e medir o ponto para continuar.
- Quando o final da lista de passadas for alcançado, se houver pontos que tenham sido ignorados, o software pergunta se você deseja voltar e observar os pontos que foram ignorados durante aquela passada. As observações podem ser saltadas novamente, se necessário.
- Após ter completado todas as observações, clique em Resultados para ver os resultados da resseção.
- Clique em Armazenar.
Você pode usar a função de reseção para efetuar uma configuração de estação excêntrica, quando a configuração da estação for efetuada em vista de um ponto de controle próximo e em vista de ao menos um ponto de visada atrás. Por exemplo, use esta configuração caso você não possa instalar sobre o ponto de controle ou não puder ver nenhum ponto de visada atrás a partir do ponto de controle. Uma configuração de estação excêntrica necessita de ao menos uma observação de ângulos e de distância para um ponto de controle próximo e uma observação somente de ângulos para um ponto de visada atrás. Pontos adicionais de visada atrás também podem ser observados durante uma configuração de estação excêntrica. Pontos de visada atrás podem ser medidos com observações de somente ângulos ou observações de ângulos e distância.
Transformação Helmert para Reseção
Quando a caixa de seleção Geodésica Avançada estiver marcada na tela Configurações Cogo, Resseção terá um método adicional de computação chamado de transformação Helmert. Para efetuar uma reseção usando uma transformação Helmert, selecione Opções durante uma Reseção e configure o Tipo de Reseção para Helmert.
O tipo de resseção padrão é o mesmo do método de resseção usado quando Geodésica avançada está desativada.
Para uma transformação Helmert, você deve medir distâncias para os pontos de visada atrás. O cálculo de reseção não usará um ponto de visada atrás sem uma medição de distância.
Para mais informações sobre transformações Helmert, consulte o Resection Computations in Trimble Access Reference Guide, que pode ser baixado da página de Guias em PDF.