Para medir um ponto topo

Para definir as configurações para pontos medidos em um levantamento convencional, pressione Opções no formulário Medir topo. (No modo retrato, deslize da direita para a esquerda ao longo da linha de teclas programáveis para visualizar a tecla programável Opções.)

  1. Clique em e selecione Medir / Medir topo.
  2. Insira o Nome do ponto e o Código. Consulte Seleção de códigos de características em Medir pontos ou Medir topo.

    Se o código selecionado possuir atributos, aparecerá a tecla programável Atrib. Pressione Atrib e preencha os campos de atributos. Consulte Inserindo valores de atributos ao medir um ponto. Clique em Armazenar.

  3. No campo Método, selecione um método de medição.

  4. Insira um valor no campo Altura do alvo. Veja Altura do alvo

  5. Mire o instrumento no alvo, prisma ou, se estiver usando o modo DR, no objeto a ser medido.

    Para girar o instrumento para o ângulo indicado na tela, pressione Girar.

  6. Clique em Medir.

    Se você não marcou a caixa de seleção Visualizar antes de armazenar, o ponto é armazenado automaticamente e o nome do ponto aumenta (com base na configuração da opção Auto tamanho passo do ponto). O software armazena as observações não processadas (ÂH, ÂV e DI).

    Se você marcar a caixa de seleção Visualizar antes de armazenar no estilo de levantamento, aparecerão na tela informações sobre a medição. Para visualizar as superfícies disponíveis, clique na seta para a esquerda.

  7. Clique em Armazenar.

    Se você marcou a opção Média automática no estilo de levantamento, e está medindo uma observação para um ponto duplicado que está dentro das tolerâncias de ponto duplicado especificadas, a observação e a posição média computada (usando todas as posições de ponto disponíveis) serão armazenadas automaticamente.

DICA –  

  • Para buscar pelo próximo nome de ponto disponível, pressione Buscar. Insira o nome do ponto a partir do qual a busca será iniciada (por exemplo, 2000) e pressione Enter. O software busca o próximo nome de ponto disponível depois do 2000 e insere‑o no campo Nome ponto .

  • Para adicionar pontos de topo a um arquivo CSV, por exemplo, para criar uma lista de pontos de controle, ative a opção Adicionar ao arquivo CSV no trabalho. Veja Ajustes Adicionais.
  • Ao medir um ponto no modo DR com um desvio padrão definido, para aceitar a medição antes de o desvio padrão ter sido satisfeito, clique em Enter.