Para configurar um sistema de coordenadas do solo
Se necessitar que as coordenadas estejam no nível do solo ao invés do nível de projeção (por exemplo, em áreas de alta elevação), use um sistema de coordenadas do solo.
Quando se configura uma sistema de coordenadas no solo em um trabalho, o software aplica um fator de escala do solo à definição de projeção do sistema de coordenadas, de modo que as distâncias de grade equivalham às distâncias no solo. Isso significa que a distância entre as coordenadas de dois pontos será igual à distância medida no solo entre esses dois pontos.
- Pressione
e selecione Trabalho.
- Pressione Propriedades.
- Na tela Propriedades do trabalho, pressione Sist. Coord.
- Na tela Selecionar sistema de coordenadas:
- Escolha a opção Selecionar da biblioteca para selecionar um sistema de coordenadas da biblioteca fornecida. Clique em Próximo.
- Escolha a opção Digitar parâmetros para digitar os parâmetros do sistema de coordenadas. Pressione Próx e selecione Projeção .
-
Para usar coordenadas de solo com o sistema de coordenadas selecionado, a partir do campo Coordenadas, escolha uma das seguintes opções:
-
Para digitar um fator de escala, selecione Solo (Fator de escala). Insira um valor no campo Fator de escala do solo.
O número inserido deverá ser o inverso do fator de escala combinado para o local do trabalho.
Fichas técnicas NGS nos Estados Unidos relatam o "Fator combinado" para pontos de controle. O fator de escala no solo no Trimble Access é o inverso do número do "Fator combinado" na ficha técnica. Assim:
Fator de escala no solo = 1 / Fator combinado;
Onde: Fator combinado = Fator de elevação x Fator de escala de projeção
- Para deixar que o software Trimble Access calcule o fator de escala, selecione Solo (fator de escala calculado).
-
-
Se você selecionou Solo (fator de escala calculado), insira o Local do projeto.
Se você ainda não tiver definido totalmente o sistema de coordenadas básico, inclusive quaisquer modelos geoide e grades de datum, volte à etapa 4 acima e faça isso antes de continuar, pois esses parâmetros podem afetar o cálculo do fator de escala de solo.
Defina o Método de entrada para:
-
Coords locais para inserir as coordenadas LLH locais do local do projeto. Este é o método de inserção de dados recomendado.
-
Coords de grade para inserir as coordenadas de grade de projeção básica para o local do projeto. Estas são as coordenadas de grade na projeção do sistema de coordenadas atualmente selecionado, que nem sempre são as coordenadas no solo do local do projeto.
Alternativamente, siga uma das seguintes linhas de ação:
-
Clique Aqui para inserir a posição autônoma atual derivada do receptor GNSS. A posição autônoma é exibida em termos de Datum de referência Global.
Ela só deve ser usada se as coordenadas globais estiverem próximas das coordenadas Locais LLH, particularmente a Altura.
-
Clique em Ponto e selecione um ponto no trabalho ou em um arquivo vinculado para usar as coordenadas daquela posição. O Local LLH do ponto escolhido é usado, transformado em um ponto de grade ou a partir de um ponto de grade, conforme a necessidade, usando o sistema de coordenadas armazenado atualmente no trabalho atual.
A tecla programável Ponto não fica disponível até que existam posições no trabalho. Ao criar um novo trabalho, você deve criar o trabalho, concluir a seleção do sistema de coordenadas básico para o trabalho, então vincular arquivos ao trabalho ou medir um novo ponto, e então retornar às propriedades do Trabalho e editar as configurações do sistema de coordenadas. A tecla programável Ponto agora estará disponível.
Pontos digitados no trabalho como coordenadas de solo deslocadas antes dos deslocamentos serem configurados não devem ser selecionados usando a tecla programável Ponto e usados como o local do projeto. Em vez disso, você deve selecionar pontos armazenados como Local LLH.
A altura do projeto é usada com pontos 2D para reduzir distâncias do solo em cálculos do Cogo. Para maiores informações, consulte Altura do projeto.
Esses campos são usados para calcular o fator de escala no solo. O fator de escala no solo calculado é exibido no campo Fator de escala no solo.
O fator de escala no solo calculado é o inverso do fator escala combinado. O fator de escala combinado é o fator de elevação calculado na Altura do Local do Projeto, multiplicado pelo fator de escala do ponto de projeção calculado no Local do projeto usando a projeção do sistema de coordenadas atualmente selecionado. O fator de escala combinado resultante, após a aplicação do fator de escala no solo calculado no Local do projeto, é igual a 1.
O software aplica o fator de escala à projeção.
-
-
Insira os detalhes das coordenadas do solo para o Local do projeto nos campos na caixa do grupo Coordenadas do solo do local do projeto. As coordenadas do solo geralmente são diferenciadas das coordenadas de grade da projeção básica para evitar confusão entre as duas.
-
Para especificar as coordenadas de solo do Local do projeto, insira o norte do solo no campo Norte e o leste do solo no campo Leste . Quando os valores são inseridos nos campos Norte e Leste, os deslocamentos das coordenadas de grade de projeção básica são calculados e mostrados nos campos Deslocamento do norte e Deslocamento do leste .
-
Alternativamente, para adicionar deslocamentos conhecidos às coordenadas de grade básica para diferenciar as coordenadas de solo dessas coordenadas de grade, insira um valor nos campos Deslocamento do norte e Deslocamento do leste . As coordenadas de Norte e Leste do solo são calculadas.
Em um trabalho com um fator de escala no solo, coordenadas de grade digitadas são tratadas como coordenadas de solo em termos dos deslocamentos de coordenadas do solo. Pontos digitados no trabalho como coordenadas de grade antes que os deslocamentos sejam armazenados no trabalho são tratados como estando em termos desses deslocamentos após a sistema de coordenadas no solo ter sido aplicado ao trabalho. Os valores de coordenada de grade desses pontos não mudam.
-
- Clique em Aceitar.
-
Ao trabalhar com um sistema de coordenadas no solo, a distância definida no solo pode não ser exatamente a mesma distância de grade definida entre as coordenadas do solo. A distância de solo definida é simplesmente a distância do elipsóide corrigida para a altura média acima do elipsóide. Entretanto, a distância de grade é calculada entre as coordenadas no solo dos pontos e é, portanto, baseada em um sistema de coordenadas que fornece um fator de escala combinado de 1 no Local do projeto.
-
Quando o fator de escala do sistema de coordenadas no solo estiver sendo calculado com base no local do projeto, quaisquer alterações no local do projeto mudarão o fator de escala no solo, e isso, por sua vez, significará que qualquer calibração de local GNSS com base nisso precisará ser recalculada.
-
O Trimble Access não transforma coordenadas no solo em coordenadas de grade e vice-versa se a definição do sistema de coordenadas for alterada do solo para grade (ou vice-versa). Se o sistema de coordenadas, incluindo a definição das coordenadas no solo, for alterado, as coordenadas de grade digitadas no trabalho permanecerão os mesmos valores numéricos para Norte, Lestee Elevação conforme foram digitados.