Coordenadas da estação base
Para um levantamento RTK, as coordenadas da estação base devem ser coordenadas Global, ou seja, as coordenadas devem estar no Datum de referência Global no Época de referência Global. Datum de referência Global e Época de referência Global aparecem na tela Selecionar sistema de coordenadas das propriedades do trabalho. Consulte Sistema de coordenadas.
As coordenadas inseridas devem ser as mais precisas possíveis. Cada 10 m de erro na coordenada da estação base pode introduzir um erro de escala de até 1 ppm em cada linha de base medida.
Os seguintes métodos reconhecidos, enumerados em ordem decrescente de precisão, são usados para determinar coordenadas da estação de base:
- Coordenadas publicadas ou determinadas com precisão.
- Coordenadas computadas de coordenadas de grade publicadas ou determinadas com precisão.
- Coordenadas derivadas de uma transmissão diferencial (RTCM) confiável baseada em coordenadas publicadas ou determinadas com precisão.
- Uma posição SBAS gerada pelo receptor. Use este método se não existir controles para o local e se o seu receptor rastreia satélites SBAS.
- Uma posição autônoma gerada pelo receptor. Use este método para levantamentos em tempo real num local onde não existem controles. A Trimblerecomenda muito que calibre os trabalhos iniciados por este método num mínimo de quatro pontos de controle locais.
Se as coordenadas digitadas diferirem da posição autônoma atual gerada pelo receptor por mais de 300 m, aparece uma mensagem de aviso.
Integridade do levantamento
Para preservar a integridade de um levantamento GNSS, considere o seguinte:
-
Ao iniciar subseqüentes receptores de base para um determinado trabalho, certifique-se de que cada nova coordenada da base esteja nos mesmos termos da coordenada de base inicial.
Dentro de um trabalho, use somente uma posição autônoma para iniciar o primeiro receptor de base. Uma posição autônoma é equivalente a uma coordenada adotada em levantamento convencional.
- Coordenadas publicadas por uma fonte confiável e coordenadas determinadas por levantamentos de controle devem estar no mesmo sistema.
- Se subseqüentes coordenadas de base não estiverem nos mesmos termos, considere as observações de cada base com um trabalho separado. Cada uma necessita uma calibração separada.
- Como pontos cinemáticos medidos em tempo real são armazenados como vetores da estação base, não como posições absolutas, a origem do levantamento deve ser uma posição Datum de referência Global da qual os vetores difundem‑se. Se posteriormente outras estações de base forem configuradas em pontos medidos a partir da estação base original, todos vetores são resolvidos de volta à estação base original.
- Pode-se iniciar a base em qualquer tipo de coordenadas, por exemplo, coordenadas de grade ou do elipsóide local. No entanto, num levantamento em tempo real, o software Trimble Access deve armazenar uma posição no Datum de referência Global para a base quando um levantamento de rover é inicializado.É esta a posição que é mantida fixa como a origem da rede.
Quando se inicia um levantamento rover, o software Trimble Access compara a transmissão da posição pelo receptor da base com pontos que já estão no banco de dados. Se um ponto transmitido possuir o mesmo nome como um ponto do banco de dados, mas coordenadas diferentes, o software Trimble Access usa as coordenadas que estão no banco de dados. Estas coordenadas foram digitadas ou transferidas por você, portanto considera que deseja usá-las.
Se um ponto do banco de dados possuir o mesmo nome daquele que está sendo transmitido pela base, mas as coordenadas forem NEE ou LLH local em vez de coordenadas Global, o software Trimble Access converte esse ponto para coordenadas Global usando a transformação e projeção do datum atual. Ele então as usa como as coordenadas de base. Se nenhuma transformação datum e projeção forem definidas, o ponto Global transmitido é armazenado automaticamente e usado como a base.
O diagrama abaixo ilustra um levantamento usando duas estações base.
Neste levantamento, a estação base 2 foi antes levantada como um ponto rover da estação base 1.
Estações base 1 e 2 devem ser conectadas por uma linha de base medida e a estação base 2 deve ser iniciada com o mesmo nome que teve quando foi levantada como um ponto rover da estação base 1.