Opções de dados de saída NMEA
Se a configuração do seu equipamento incluir equipamentos adicionais que exijam posições precisas, como radares de penetração no solo ou sistemas sonares, você pode configurar Trimble Access para compartilhar posições a partir do receptor GNSS conectado como mensagens NMEA‑0183.
Para extrair mensagens no formato NMEA‑0183 e enviá-las para o dispositivo conectado ao receptor GNSS, defina as configurações na tela Saída de Dados NMEA de seu estilo de levantamento GNSS.
A tela Saída de dados NMEA não está disponível com o receptor Trimble DA2.
Use coordenadas do trabalho
Selecione a caixa de seleção Usar coordenadas do trabalho se desejar que as mensagens NMEA selecionadas sejam geradas pelo software Trimble Access, de modo que usem as mesmas coordenadas e alturas que o trabalho.
Se você estiver usando um receptor com compensação de inclinação IMU:
- Se a compensação de inclinação IMU estiver habilitada e a caixa de seleção Usar coordenadas do trabalho estiver marcada, o software emite as posições da ponta da vara (solo), independentemente de o IMU estar alinhado ou do receptor estar operando em modo somente GNSS.
- Se a compensação de inclinação IMU estiver habilitada e a caixa de seleção Usar coordenadas do trabalho não estiver marcada, o receptor aplicará a altura da antena e emitirá as posições da ponta da vara (solo).
- Se a compensação de inclinação IMU estiver desativada, o receptor emite posições do centro de fase de antena (APC).
Para receptores GNSS que não suportam inclinação, as alturas são emitidas como alturas de centro fase antena (CFA).
Se você estiver usando um receptor R10 ou R12, a saída de dados NMEA durante uma medição de ponto compensado continua sendo as alturas do centro de fase da antena (APC). Se não houver compensação de inclinação aplicada às posições nas mensagens de saída NMEA nas coordenadas do trabalho ou receptor.
Marcar a caixa de seleção Usar as coordenadas do trabalho limita os tipos de mensagem NMEA disponíveis a NMEA GGA, GGK, GLL e PJK. Limpar essa caixa de seleção faz com que mais mensagens NMEA estejam disponíveis.
Desmarque a caixa de seleção Usar as coordenadas do trabalho se desejar que as mensagens NMEA selecionadas sejam geradas pelo receptor, de modo que elas utilizem a referência de altura disponível no receptor. Para alturas ortométricas, isso significa que o modelo geóide integrado ao firmware do receptor será usado, e não aquele usado no trabalho.
Mensagens de Saída
Selecione os tipos de mensagem para saída, e depois a taxa de saída de cada tipo de mensagem. Quando a caixa de seleção Usar coordenadas do trabalho for marcada, taxas mais rápidas que a 1ª serão aplicadas apenas a posições geradas durante a piquetagem.
Definições de porta serial
-
Selecione a porta do receptor que o dispositivo adicional está usando para conectar ao receptor GNSS. O software Trimble Access gerará mensagens NMEA na mesma porta, de modo que possam ser usadas pelo dispositivo adicional.
-
Ao usar uma porta USB:
-
Se você estiver usando o cabo PN 80751, a partir da porta lemo USB no receptor até um conector USB-A, selecione a opção Porta serial virtual USB.
-
Se você estiver usando o cabo PN 87144, a partir da porta lemo USB no receptor até um conector serial DB9, selecione a opção Porta serial USB.
-
-
Ao selecionar Bluetooth no campo Porta do receptor, o software Trimble Access presume que o dispositivo adicional está conectado usando a porta Bluetooth 1 no receptor GNSS.
Para usar Bluetooth na saída de mensagens NMEA, ao usar um controlador executando Android, um receptor GNSScom a tecnologia Trimble ProPoint deve ter o firmware versão 6.28 ou posterior. Se o receptor GNSS não possuir a tecnologia Trimble ProPoint, o receptor deverá ter o firmware versão 5.68 ou posterior.
-
-
Certifique-se de que as configurações de Taxa de transmissão e Paridade correspondam àquelas definidas no dispositivo que está recebendo as mensagens NMEA.

O grupo de opções Definições Avançadas possui itens de configuração que afetam o formato das mensagens NMEA que são emitidas.
As extensões IEC, e as definições da mensagem GST para GPGST, em vez de GLGST ou GNGST o tempo todo, estão disponíveis apenas quando se usa NMEA gerado pelo firmware do receptor, onde a caixa de seleção Usar coordenadas do Trabalho não esteja selecionada.
Incluir extensões GNSS IEC61162‑1:2010
Essas configurações selecionam o padrão a ser usado nas mensagens compatíveis. Quando não selecionadas, as mensagens NMEA seguirão o Padrão NMEA‑0183 para Dispositivos Eletrônicos Marítimos de Interface, Versão 4.0, 1º de Novembro de 2008. Quando selecionadas, as mensagens serão compatíveis com a norma 61162‑1, Edição 4 2010‑-11, da Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC) .
DQI Max.=2 em GGA
Quando selecionada, o campo Indicador de Qualidade na mensagem de saída GGA não é nunca maior que 2 (DGPS). Isso serve para suportar sistemas originais que não suportam totalmente o padrão NMEA.
Idade Max. de 9 em GGA
Quando selecionada, o campo de idade dos dados diferenciais na mensagem GGA não é nunca maior que 9 segundos. Isso serve para suportar sistemas originais que não suportam totalmente o padrão NMEA.
GGA/RMC Extendido
Selecione essa caixa de opção para extrair dados de posição de alta precisão nas mensagens NMEA. Limpe essa caixa de mensagem para conformar a mensagem padrão NMEA ao comprimento de 82 caracteres. Se desmarcada, a precisão da posição e os dados de altura são reduzidos arredondando-se as casas decimais do número.
Sempre GP
Quando selecionado, a ID do comunicador NMEA é sempre $GP para mensagens NMEA GST, GGA e GLL, a despeito da constelação que estiver sendo rastreada. Para versões do firmware do receptor mais recentes que a v5.10, a configuração sempre GP se aplica somente ao tipo de mensagem GST.