GeoLock
Instrumentos Trimble fornecem as tecnologias Autolock e CeoLock para travar e rastrear alvos móveis remotos. A tecnologia GeoLock é GeoLock assistido por GNSS. Durante um levantamento robótico, se o instrumento perder o alvo e as posições GNSS estiverem disponíveis no controlador ou em outro dispositivo conectado, você poderá utilizar a tecnologia GeoLock para usar as posições GNSS, de modo a ajudar a apontar o instrumento para o alvo.
Quando o travamento em um prisma for perdido, use GeoLock para se voltar para sua localização GNSS antes de usar o Autolock para voltar a travar no prisma. O GeoLock usa a melhor localização GNSS disponível. Esta poderia ser uma posição autônoma ou uma posição RTK de um receptor GNSS, ou uma posição autônoma do seu controlador, se isso for tudo que houver disponível.
NOTA – Ao utilizar um controlador com GNSS interno, um receptor GNSS conectado sempre será preferencialmente utilizado em relação ao GNSS interno.
Habilite o GeoLock na tela Controles de alvo ou na tela Funções do instrumento. Se a estação total estiver configurada nos termos da projeção e do datum definidos, então o GeoLock estará pronto assim que a configuração da estação for concluída. Quando o GeoLock estiver pronto, a mensagem GeoLock pronto aparecerá na barra de status e o ícone do alvo apresentará um ícone de satélite acima do prisma . Para obter mais informações sobre como habilitar o GeoLock, consulte Ativar Autolock, Geolock, Finelock ou FineLock de Longo Alcance.
NOTA – Com o GeoLock ativado ao armazenar um ponto, o tipo de travamento definido será mostrado como Autolock (travamento automático), em Revisar trabalho, sob a caixa de grupo Detalhes de travamento no alvo.
Encontrando a relação entre posições GNSS e posições locais
Se você tiver um sistema de coordenadas totalmente definido, então haverá uma relação precisa entre as posições GNSS e as posições locais que já existem usando o sistema de coordenadas definido. O software presume que a estação total está configurada nos termos da projeção e do datum definidos, então o GeoLock fica pronto assim que a configuração da estação estiver concluída. Se a estação total não estiver configurada em função da projeção e do datum definidos, o Trimble Access refinará e atualizará automaticamente o a relação depois que você concluir uma configuração de estação para garantir que o GeoLock funcione bem.
Se você não tiver um sistema de coordenadas definido, deverá solucionar a relação entre posições GNSS e posições locais antes que o GeoLock esteja pronto. Uma vez que a configuração da estação seja concluída, o software Trimble Access utilizará as posições oriundas do receptor GNSS e os ângulos obtidos pelo instrumento robótico, a fim de determinar a relação entre os dois sistemas de posicionamento. O GeoLock calcula a relação independentemente das definições do sistema de coordenadas do trabalho.
Para definir essa relação, assegure-se de que o receptor GNSS tenha uma visão clara do céu e então, com o instrumento travado no prisma, mova a vara em torno do instrumento até que a relação entre as posições GNSS e as posições locais esteja solucionada. Será necessário um mínimo de cinco posições, com pelo menos cinco metros de distância entre elas, e a pelo menos dez metros de distância do instrumento. É recomendável manter o instrumento no modo TRK enquanto a relação é resolvida. Se a geometria e a precisão das posições GNSS forem ruins, serão necessárias mais de cinco posições para resolver a relação. Uma precisão ruim das posições GNSS pode resultar no cálculo de uma relação imprecisa.
DICA – Se você estiver usando uma projeção Somente fator de escala
-
e for enfrentar um ambiente GNSS ruim por um longo período de tempo, clique em pausar
para pausar o GeoLock e impedir que novas posições sejam adicionadas à solução GNSS. Clique em executar
para retomar o GeoLock e novamente começar a adicionar pontos à solução GNSS. -
e o GeoLock tiver dados de boa qualidade, ele poderá detectar dados ruins e excluí-los dos cálculos. Entretanto, se houver mais posições ruins que posições boas, será difícil para o GeoLock detectar e excluir as posições ruins. Excesso de dados ruins nos cálculos pode impedir que o GeoLock fique pronto. Se isso ocorrer, mova-se para um ambiente GNSS melhor e toque em Redefinir para excluir a solução GeoLock. Repita o processo de resolução da relação entre as posições GNSS e as posições locais para que o GeoLock esteja pronto novamente.
NOTA –
- Para visualizar o status GNSS, clique em GNSS na tela Controles de Alvo. Como alternativa, na tela de status GNSS, clique e segurar o ícone de alvo.
- Se você realizar uma calibração ou mudar as definições do sistema de coordenadas, o relacionamento existente entre as posições GNSS e as posições locais será perdido e será necessário recalculá-lo.
Usando GeoLock
Se o GeoLock estiver pronto e o snap (encaixe) no alvo estiver ativado, o instrumento normalmente se ajusta ao alvo imediatamente, caso haja um alvo dentro da área de visualização do Autolock. Se o Instrumento não encaixar imediatamente, ele executará o comportamento automático escolhido para auxiliar no travamento do alvo. Consulte Configurações de Controle do Alvo para mais informações sobre quando o travamento é perdido.
Ao usar GeoLock com um receptor Trimble e um levantamento GNSS tiver sido iniciado, uma cruz reticulada indicará a posição do receptor GNSS. Ao usar qualquer outro receptor ou um receptor Trimble sem ter iniciado um levantamento, e houver uma posição GNSS disponível, um ícone de satélite aparecerá no mapa. Se uma posição GNSS estiver disponível e o GeoLock estiver pronto, um ícone de satélite preto aparecerá
. Se uma posição GNSS estiver disponível e o GeoLock não estiver pronto, um ícone de satélite vermelho aparecerá
.
Para girar para a posição GNSS em um levantamento convencional, assegure-se de que não há nada selecionado no mapa, então clique e segure brevemente no mapa. No menu que aparecerá, selecione Virar para GNSS para girar o instrumento horizontalmente para a posição GNSS.
DICA – Uma solução GeoLock melhor pode ser calculada se o Instrumento estiver no Modo TRK e Bloqueado no alvo no início de um levantamento enquanto se movimenta por 10 a 20 segundos a mais de 10 m do Instrumento.