Formatos de exportação personalizados
Um formato predefinido pode ser modificado de acordo com as necessidades específicas ou pode-se usá-lo como um modelo para criar um formato de exportação personalizado totalmente novo.
Qualquer editor de texto pode ser utilizado, tal como o Microsoft Notepad, para efetuar mudanças menos importantes nos formatos predefinidos.
Modificar um formato predefinido oferece os seguintes benefícios:
- Informações importantes podem ser apresentadas primeiro.
- Os dados podem ser ordenados para atender às suas necessidades.
- Informações não necessárias podem ser removidas.
- Dados adicionais podem ser computados para apresentação, por exemplo, ao se aplicar deslocamentos de construção à valores relatados.
- a elevação de projeto do ponto pode ser editada após a medição da piquetagem ter sido completada.
- Até 10 elevações adicionais de projeto com valores verticais de deslocamento individuais podem ser definidas e editadas, com o corte/aterro para cada elevação adicional de projeto sendo relatada.
- O tamanho e a cor da fonte podem ser modificados para atender às suas necessidades
A Trimble recomenda salvar arquivos XSLT modificados com um novo nome. Se você mantiver o nome original, os arquivos XSLT predefinidos serão substituídos quando você atualizar o controlador, então todas as alterações personalizadas serão perdidas.

Para criar um formato personalizado totalmente novo, você precisa conhecer um pouco de programação para modificar o arquivo XSLT. Os arquivos de definição da folha de estilo XSLT são arquivos do formato XML. As folhas de estilo devem ser criadas de acordo com os padrões XSLT, conforme definição pelo World Wide Web Consortium (W3C). Para maiores detalhes, visite w3.org.
Você não pode modificar ou criar com facilidade uma folha de estilo no controlador. Para criar novas definições de folha de estilo, use um computador que utilize um programa utilitário de arquivos XML.
O Trimble Access versão 2021.00 e versões posteriores suportam folhas de estilo que usam os seguintes módulos EXSLT:
- math: funções matemáticas normalmente definidas para usar o namespace math:
- date: funções de data e hora normalmente definidas para usar o namespace math: (exceto por date:format-date, date:parse-date e date:sum)
- sets: funções para fornecer manipulação de conjuntos definidas normalmente para usar o namespace set:
- strings: funções para fornecer manipulação de sequências normalmente definidas para usar o namespace set:
- functions: funções que permitem que os usuários definam suas próprias funções para uso no XSLT (exceto para func:script)
Folhas de estilo usando essas extensões EXSLT podem ser usadas no Trimble Access, mas não funcionarão com sucesso no utilitário File and Report Generator, pois esse utilitário se baseia unicamente na funcionalidade de folha de estilo disponível no sistema operacional Windows.

Para desenvolver as suas próprias folhas de estilo XSLT, você necessita de:
- Um computador.
- Conhecimento básico de programação.
- Um programa utilitário para arquivo XML com boas facilidades de depuração.
- Uma definição do esquema de arquivo JobXML que fornece os detalhes do formato JobXML requerido para criar uma nova folha de estilo XSLT. Há um link para a localização do esquema no topo de cada arquivo JobXML.
- Um trabalho ou arquivo JobXML que contenha os dados da fonte.
Alguns relatórios personalizados podem ser gerados usando o Trimble Access no controlador, enquanto outros podem ser gerados usando o utilitário File and Report Generator, que pode ser baixado na página Software e utilitários.

Os passos básicos são:
- Criar um arquivo Job ou arquivo JobXML a partir do Controller.
- Crie o novo formato usando uma folha de estilo XLST predefinida como um ponto inicial e o esquema JobXML como um guia.
- Para criar o novo arquivo personalizado no computador de escritório, use o utilitário File and Report Generator para aplicar a folha de estilo XSLT ao arquivo de trabalho ou JobXML. Para informações sobre como usar este utilitário, consulte a Ajuda do File and Report Generator.
- Para criar os arquivos personalizados no controller, copie o arquivo para a pasta System Files do controller.