Gerenciando camadas de dados de projeto

A aba Dados do projeto na tela Gerenciador de camadas lista os arquivos de dados de projeto adicionados ao projeto. Consulte Gerenciando os dados de projeto.

Use a aba Dados do projeto para vincular arquivos de dados de projeto ao trabalho. Os arquivos de dados do projeto são vinculados ao trabalho quando você os define como selecionáveis ou visíveis no Gerenciador de camadas.

Vinculando aos dados de projeto

  1. Para abrir o gerenciador de camadas, clique em na barra de ferramentas Mapa, ou na barra de ferramentas Vídeo.

  2. Na aba Dados de projeto, clique no nome do arquivo uma vez para tornar as características no arquivo selecionáveis .

    Mantenha o toque no nome do arquivo para percorrer as opções do arquivo:

    • Para formatos de vetor (DXF, arquivo Shape, IFC, Serviços de características na Web), as opções são Selecionável > Visível > Desativado.

    • Para formatos CSV/TXT, as opções são Selecionável > Desativado.

    • Para formatos de imagem de varredura (TIFF, JPEG), as opções são Visível > Desligado.

    Os arquivos visíveis são indicados com. Características em arquivos visíveis não são selecionáveis. Definir um arquivo como visível pode facilitar a seleção de características em outros arquivos.

    Arquivos desativados não têm ícone ao lado do nome do arquivo. Esses arquivos não são exibidos no mapa ou na tela de vídeo e não estão vinculados ao trabalho. Para vincular o arquivo ao trabalho, toque no nome do arquivo para configurá-lo como selecionável ou visível.

    Um ícone indica que o arquivo não contém quaisquer características que possam ser exibidas.

  3. Para tornar apenas algumas camadas em um arquivo visíveis ou selecionáveis, clique na seta ao lado do nome do arquivo, então clique nas camadas que deseja alterar.

    O ícone ao lado do nome do arquivo indica que algumas camadas não são visíveis ou não são selecionáveis .

  4. Se o software alertar que os dados no arquivo de dados de projeto estão muito distantes dos dados do trabalho, e sugerir o georreferenciamento do arquivo, clique em Sim para permitir que o software mova o arquivo no mapa ou clique em Esc para manter o arquivo em seu local atual. Ver Mapa de referência geográfica.

  5. Se você selecionar um arquivo CSV ou TXT e o software solicitar que você especifique o Tipo de coordenada dos pontos no arquivo, selecione Pontos de grade ou Pontos de grade (locais). Se os pontos no arquivo forem Pontos de grade (local), selecione a transformação que será usada para transformá-los em pontos de grade. Consulte Geodésica Avançada em Configurações Cogo.

  6. Clique em Aceitar para fechar o Gerenciador de camadas.

DICA – Para ocultar um arquivo no Gerenciador de camadas que você não esteja mais usando no projeto, vá para a página de Dados de projeto na tela do projeto e clique em ao lado do arquivo. Consulte Gerenciando os dados de projeto.

Adicionando dados de projeto no gerenciador de camadas

NOTA – Ao adicionar arquivos de dados de projeto, certifique-se de que eles usem o mesmo sistema de coordenadas do projeto ou do trabalho em que serão usados. Ao adicionar arquivos CSV ou TXT, a ordem da coordenada (ordenadas de Norte e Leste) no arquivo .csv deve ser a mesma da configuração do campo Ordem da coordenada na tela Unidades. Certifique-se de que os dados no arquivo estejam no formato: Nome do ponto, Primeira ordenada (Norte ou Leste), Segunda ordenada (Norte ou Leste), Elevação, Código de ponto.

  1. Para abrir o gerenciador de camadas, clique em na barra de ferramentas Mapa, ou na barra de ferramentas Vídeo.

  2. Selecione a aba Dados do projeto.

  3. Clique em Adicionar e então selecione os arquivos a serem adicionados a partir de um local controlador, ou a partir do Trimble Connect, se o projeto em que você estiver trabalhando for um projeto em nuvem.

    Se o arquivo que você deseja adicionar não estiver exibido, certifique-se de que ele seja um tipo de arquivo suportado e que o nome do arquivo não contenha caracteres inválidos (como cifrão ou parênteses).

  4. Clique em Aceitar.

    Os arquivos que você adicionou serão exibidos no gerenciador de camadas e são configurados como selecionáveis .