Configurações de Mapa
Use as configurações do Mapa para alterar a aparência das informações exibidas na tela do Mapa e para configurar o comportamento do mapa.
Para abrir as configurações do Mapa, pressione e selecione Configurações. Os ajustes disponíveis dependem do instrumento conectado.
Para alterar as informações exibidas no mapa, como etiquetas e símbolos, pressione e selecione uma opção na lista.
As seguintes configurações dependem do trabalho específico e devem ser ajustadas no mapa para cada trabalho: escala de exageração vertical, plano de solo e opções de superfície. Outras configurações se aplicam a todos os trabalhos.

Para alterar a informação que é exibida no mapa, pressione as caixas de seleção para exibir ou ocultar:
-
etiquetas com nome próximo aos pontos
-
etiquetas com código próximo aos pontos
-
elevações
- pontos da lista de piquetagem
- polígonos hachurados em um arquivo de plano de fundo (incluindo arquivos DXF ou Shapefiles)
Para exibir etiquetas e elevações para pontos em arquivos de dados. como DXF, RXL ou LandXML, use as caixas de seleção no grupo Controles de dados de mapa (veja abaixo). As etiquetas não são exibidas para pontos armazenados pelo Topo Contínuo.
Símbolos
Para alterar os símbolos usados para pontos e linhas, selecione uma opção no campo Símbolos:
-
Selecione Símbolos de ponto para:
Mostrar todos os pontos com um símbolo de ponto uniforme.
Mostrar características de linha e polígono usando o estilo de linha de campo sólido simples ou tracejado da biblioteca de características.
-
Selecione Símbolos de método para:
-
Mostrar pontos pelo método usado para criar o ponto. Por exemplo, símbolos diferentes são usados para pontos topo, pontos de controle, pontos digitados e pontos como piquetados.
-
Mostrar características de linha e polígono usando o estilo de linha de campo sólido simples ou tracejado da biblioteca de características.
-
-
Selecione símbolos da biblioteca de características para:
-
Mostrar pontos usando o símbolo definido para pontos do mesmo código de característica no arquivo de biblioteca de características (FXL). Pontos que não possuem um símbolo de característica associado são exibidos como um pequeno círculo.
-
Mostrar características de linha e polígono usando o estilo de linha personalizado da biblioteca de características.
-
O desenho de símbolos da Biblioteca de características requer que o mapa seja redesenhado após cada medição, a fim de exibir o símbolo para o novo ponto. Em trabalhos muito grandes, se o redesenho do mapa ficar lento, considere alterar a configuração de Símbolos para exibir símbolos de Método ou símbolos de ponto.
Para mais informações sobre a seleção de estilos de ponto e linha na biblioteca de características, consulte Para adicionar ou editar uma biblioteca de características no Trimble Access.
Cor da etiqueta
Para alterar a cor usada nas etiquetas, selecione‑a na lista Cor de Etiqueta.
Efeitos de iluminação
A caixa de seleção Efeitos de iluminação controla se sombreamento e refração são aplicados automaticamente a superfícies. Os efeitos de iluminação fornecem mais profundidade gráfica às superfícies, mas podem introduzir efeitos de sombreamento ou brilho em pequenas áreas em algumas superfícies.
Modo escuro
Marque a caixa de seleção Modo escuro para mudar o segundo plano do mapa para preto. Isso pode ser útil ao se trabalhar em condições de pouca luz ou para um melhor contraste ao trabalhar com linha de trabalho de cor clara.
Mapa monocromático
Para exibir itens nos arquivos de mapa em escala de cinza, marque a caixa de seleção Mapa monocromático.
Abreviar etiquetas
Por padrão, etiquetas de código e nome de ponto são abreviadas para mostrar apenas os primeiros 16 caracteres. Para exibir a etiqueta completa, limpe a caixa de seleção Etiquetas abreviadas.

Pan automático para posição atual
Se a posição atual estiver fora da tela e a posição anterior estava na tela, marque a caixa de seleção Pan automático para posição atual para centralizar automaticamente o mapa na posição atual. Se nenhuma posição atual estiver disponível, por exemplo, durante uma configuração de estação, não haverá pan no mapa.
Exageração Vertical
Para destacar características verticais que podem ser muito pequenas para serem identificadas relativamente a escala horizontal, insira um valor maior que 1.00 no campo Exageração Vertical . O ajuste padrão de 1,00 indica que as escalas horizontal e vertical são idênticas, o que proporciona uma representação verdadeira dos dados.
Orientação do mapa
Selecione se a visão do plano do mapa é orientada para o Norte ou para o Azimute de referência.
As visualizações do mapa 3D são sempre orientadas para o Azimute de referência.
Por padrão, o campo Azimute de referência mostra o valor inserido no campo Azimute de referência da tela Configurações Cogo das propriedades do trabalho (consulte Configurações Cogo). Editar o campo Azimute de referência em uma tela atualiza o valor do Azimute de referência na outra tela. Ao piquetar um ponto em um levantamento GNSS, você também pode editar o valor de Azimute de referência ao selecionar Relativo ao azimute a partir do campo Piquetar. Consulte Métodos de piquetagem GNSS.
O campo Azimute de referência também é atualizado se você orbitar o mapa e pressionar o botão Redefinir limites ou girar a caixa delimitadora de modo que as faces da caixa delimitadora se alinhem com os dados do mapa. Consulte Caixa delimitadora.
Para reorientar o mapa, por exemplo, para alinhar com mais precisão as faces da Caixa delimitadora com os dados de mapa, como a fachada frontal de um modelo, insira o valor necessário no campo Azimute de referência. Para encontrar o valor de azimute de referência, pressione a linha no mapa para a qual deseja orientar o mapa e pressione Revisar. No painel de revisão, se necessário, selecione a linha a partir da lista e pressione Detalhes.

Para informações sobre as configurações para controle da exibição de dados em arquivos DXF, Shape, 12da e LandXML vinculados, consulte Configurações de dados de mapa para arquivos de DXF, Shape, 12da e LandXML.
Para arquivos Surpac (.str) (usados apenas com o aplicativo Minas), um nome é gerado para cada característica selecionável no arquivo e pontos e polilinhas são colocados em camadas com base em seus números de sequência. As polilinhas são nomeadas com base na nomenclatura usada para os pontos que as definem, mas se isso não puder ser feito, são designadas ao nome "L" mais o seu contador dentro da camada de sequência. Se os pontos tiverem códigos, eles serão respeitados.
Para mostrar valores de estação em linhas, arcos, polilinhas ou vias, marque a caixa de seleção Exibir valores de estação. Essa caixa de seleção se aplica a arquivos DXF, alinhamentos RXL, vias RXL, vias LandXML, vias GENIO ou arquivos 12da.
Se o valor do intervalo de estação for nulo, nenhum rótulo de estação será exibido. Se o intervalo de estação for 0, os rótulos de estação para as estações inicial e final mais quaisquer estações PI, PC ou PT serão exibidos. Se o intervalo de estação for um valor numérico, rótulos para todas as estações serão exibidos (dependendo da escala de zoom).

Para configurar o nível do solo exibido no mapa, marque a caixa de seleção Exibir nível do solo, então insira a elevação do nível do solo. Imagens de segundo plano provenientes do Trimble Maps ou de um arquivo de imagem de segundo plano são desenhadas na elevação do nível do solo.
A elevação da placa de massa é utilizada como uma referência visual na visualização do mapa 3D. Ela não é utilizada para cálculos.

Para alterar como as superfícies aparecem no mapa, selecione uma das seguintes opções no campo Exibir:
- Gradiente de cores
- Sombreado
- Triângulos
- Gradiente de cores + triângulos
- Contorno
Se necessário, no campo Deslocamento para superfície, especifique um deslocamento para a superfície. Pressione para selecionar se o deslocamento deve ser aplicado verticalmente ou perpendicularmente à superfície.
Para modificar uma superfície, por exemplo, para apagar alguns triângulos, consulte Criando uma superfície a partir de pontos existentes.

Para alterar como a superfície da via aparece no mapa, selecione uma das seguintes opções no campo Exibir:
- Gradiente de cores
- Sombreado
- Contorno

As opções da nuvem de pontos aplicam-se apenas a dados de varredura de um Estação Total de Escaneamento Trimble SX10 ou SX12.
Para configurar a exibição de nuvens de pontos no mapa:
-
Selecione o Modo colorido para a nuvem de pontos.
Selecione... Para... Cor do escaneamento Indicar o escaneamento ao qual os pontos pertencem Cor de estação Indicar a estação usada para medir os pontos Intensidade de escala de cinza Indicar a intensidade de reflexão dos pontos usando uma escala de cinza Intensidade codificada por cores Indicar a intensidade de reflexão dos pontos usando uma cor Cor por elevação Indicar a elevação dos pontos usando uma cor. Cor da nuvem Exibir todos os pontos da mesma cor - Se você selecionar Cor por elevação como o Modo de cores para a nuvem de pontos, insira os valores de Elevação mínima e Elevação máxima.
- Selecione o Tamanho do ponto.
- Selecione o valor do Máximo de pontos na superfície para limitar o número de pontos usados para criar uma superfície. Se for selecionado um número de pontos superior ao número máximo para a superfície, o software automaticamente reduz a resolução para respeitar o valor máximo selecionado.
- Marque a caixa de seleção Exibir varreduras sem coordenadas para exibir varreduras capturadas nas estações de escaneamento. Por não possuírem coordenadas para os pontos da estação de escaneamento, essas varreduras aparecem no centro da área de projeto na visualização plana do mapa 3D.