Opções Rover
Os campos disponíveis na tela Opções Rover são similares para todos os tipos de levantamento GNSS. Todos os campos que aparecem na tela Opções Rover para qualquer tipo de levantamento GNSS são descritos abaixo.

Selecione o tipo de levantamento que deseja usar. Os demais campos na tela são atualizados para refletir o tipo de levantamento selecionado.
Geralmente, quando uma configuração de um sistema de levantamento GNSS consiste em uma base e um receptor rover, certifique‑se de que o tipo de levantamento selecionado no campo Opções Rover e no campo Opções de Base seja o mesmo. No entanto, quando houver vários rovers, pode haver várias configurações, mas deve-se garantir que, se o rover estiver registrando dados não processados, sua estação base também esteja registrando dados não processados.

Selecione a antena correta dentre a lista de antenas. O campo número de peça automaticamente exibe o número de peça
Selecione o método de medição correto para o equipamento e tipo de levantamento. Para configurar a altura padrão de antena, insira um valor no campo Altura da antena . O campo número de peça automaticamente exibe o número de peça
Insira o número de série.

Ao utilizar um receptor GNSS com a tecnologia Trimble TIP, marque a caixa de seleção Compensação de inclinação IMU para ativar a compensação de inclinação "sempre ligada" usando os sensores IMU internos. Marque a caixa de seleção Funções do eBubble para habilitar o uso do eBubble GNSS ao usar o modo somente GNSS, como ao medir um ponto de controle observado, ou quando o IMU não estiver alinhado ou a compensação de inclinação IMU estiver desativada. Consulte Compensação de inclinação IMU.
O grupo de Inclinação é exibido apenas quando o campo Tipo de levantamento estiver configurado para RTK.

Ao usar um receptor Trimble R10 ou R12, marque a caixa de seleção Funções de inclinação para que as opções de Alertas de inclinação e Automedir estejam disponíveis nas configurações de estilo de ponto adequadas. Marcar essa caixa de seleção também torna o método de medição Ponto compensado disponível na tela Medir.

Deve-se definir uma máscara de elevação abaixo da qual satélites não serão considerados. Para aplicações cinemáticas, o padrão 10° é ideal tanto para a base como rover.
Para levantamentos diferenciais onde a base e o rover estão separados por mais de 100 quilômetros, a Trimble recomenda que a máscara de elevação da base esteja abaixo daquela da configuração do rover por 1° por 100 quilômetros de separação entre a base e o rover. Geralmente, a máscara de elevação da base não deve estar abaixo de 10°.

Defina uma máscara de PDOP para o rover. Quando a geometria do satélite ultrapassar a máscara de PDOP definida, o software emite alertas de PDOP alto, dá uma pausa para inicializar o contador (levantamentos PPK), e suspende a medição de um ponto Etático Rápido. A inicialização e a medição é retomada quando o PDOP desce abaixo da máscara. O valor padrão é 6.


O formato de transmissão de mensagem gerado pela rover depende do tipo de levantamento selecionado.
Para levantamentos cinemáticos em tempo real, o formato da mensagem de transmissão pode ser CMR, CMR+, CMRx, ou RTCM RTK.
O padrão é CMRx, que é um formato usado pelos receptores modernos da Trimble. É um formato compactado de dados projetado para lidar com a carga extra de sinais GNSS adicionais dos mais modernos GPS, GLONASS, Galileo, QZSS e BeiDou. Somente use o CMRx se todos os receptores tiverem instalada a opção CMRx. Para verificar se a esta opção está instalada no receptor, selecione Instrumento / Ajustes do Receptor no controlador que estiver conectado ao receptor. Consulte Operando várias estações de base numa só freqüência de rádio.
Para operar várias estações de base em uma só freqüência, use CMR+ ou CMRx.
Alguns firmwares de receptores produzidos após 2018 tornaram obsoleto o uso de mensagens RTCM RTK v2.X. Se você tentar usar esse firmware no receptor do rover, o levantamento RTK não iniciará no Trimble Access porque o receptor não pode decifrar as mensagens RTK RTCM v2.x recebidas. Para maiores informações, consulte as notas de versão do firmware do seu receptor.
- Para levantamentos RTK em rede, o formato de mensagem de transmissão pode ser uma das seguintes soluções RTK de rede: FKP (RTCM), VRS (CMR), VRS (RTCM), e RTCM3Net.
- O RTK de rede de base única também é suportado na forma de levantamentos "Multi estação" com ambos os formatos, CMR e RTCM. Esses levantamentos permitem que você se conecte a um provedor de serviços de rede por modem celular ou através da Internet e receba dados CMR ou RTCM da estação de referência física mais próxima na rede.
Para levantamentos RTX, o tipo de levantamento deve ser RTK e o formato de transmissão deve ser RTX (SV) ou RTX (Internet).
Se você selecionar RTX (Internet), na tela Conexão de dados Rover , selecione o contato GNSS que configurou para o serviço RTX via Internet. Este contato GNSS deve ter a caixa de seleção Usar RTX (Ingernet) marcada e o devido Nome do Ponto de Montagem selecionado. Vejo Criar um contato GNSS para uma conexão de dados rover via Internet.
- Para levantamentos diferenciais em tempo real, o formato de transmissão deve ser RTCM para transmissões baseadas em terra. Para transmissões a partir de satélites, selecione SBAS ou OmniSTAR.

Para usar múltiplas estações de base em uma mesma freqüência de rádio, insira o número de índice da primeira estação que deseja usar no campo Usar índice de estação . Para informações sobre o uso de múltiplas bases, consulte Operando várias estações de base numa só freqüência de rádio.
Se você não quiser usar múltiplas estações de base em uma mesma freqüência, insira o mesmo número de índice de estação que inseriu na tela Opções de Base .
Para usar qualquer estação de base operando no grupo de freqüência da rádio rover, pressione Qquer.
Se você pressionar Qquer e outras estações base estiverem operando na freqüência, o seu levantamento rover poderá receber correções da base errada.

Ao usar um receptor que suporta múltiplas estações base numa freqüência de rádio, o software lhe pede que especifique a base para usar quando o levantamento do rover é iniciado. Esta questão pode deixar de aparecer na tela se a caixa de seleção Pedido para índice da estação for desmarcada. O número de índice de estação no campo Usar índice estação é usado.
Em um estilo de levantamento GNSS, você pode ajustar o Índice de estação para o receptor de base para um número entre 0 e 31, e você pode ajustar o Índice de uso de estação para o receptor rover para Qualquer um ou o mesmo número que a base estiver transmitindo. Quando o índice de estação rover estiver ajustado para Qualquer um, o receptor rover aceitará os dados de base de qualquer base. Se você ajustar o índice de estação rover para corresponder ao mesmo número que o índice de estação de base, o rover aceitará dados apenas de uma base com o mesmo índice de estação.
O valor do índice padrão da estação rover é Qualquer um. Se você souber seu índice de estação base, e quiser conectar apenas com aquela base, certifique-se que você ajustou o índice de estação adequado para o rover.
Se a caixa de seleção Aviso para estação estiver selecionada, uma lista de estações base em sua freqüência de rádio aparecerá quando você iniciar o levantamento.

Em um levantamento RTK, defina a chave de Autotolerância como Sim para permitir que o software calcule as tolerâncias de precisão horizontais e verticais que atendem às especificações RTK do receptor GNSS para o comprimento da linha de base que está sendo medida. Para alterar o nível de precisão para armazenamento de pontos aceitável, configure a chave Autotolerância para Não e então insira a Tolerância horizontal e a Tolerância vertical necessárias.
Ative Armazenar somente RTK inicializado para armazenar somente soluções RTK inicializadas dentro das tolerâncias de precisão. Soluções não inicializadas dentro das tolerâncias de precisão não poderão ser armazenadas.
Desative Armazenar somente RTK inicializado para armazenar tanto somente soluções RTK inicializadas como soluções não inicializadas que estejam dentro das tolerâncias de precisão.

Quando utilizar um receptor GNSS com suporte para a tecnologia Trimble xFill®, selecione a opção xFill para continuar o levantamento durante falhas na transmissão de dados de correção entregues por satélite por até 5 minutos. Para usar essa opção, seu receptor GNSS deve suportar xFill. O xFill não estará disponível se você tiver selecionado OmniSTAR como opção de fallback no campo Diferencial por satélite. Veja Preenchendo falhas nos dados usando o xFill..


Com tipos de levantamento que envolvem pós processamento, configure o dispositivo de registro para o receptor ou para o controlador.

Para definir o intervalo de registro, insira um valor no campo Intervalo Registro . Os intervalos de registro da base e rover devem corresponder um ao outro (ou ser múltiplos um do outro).
Ao utilizar um tipo de levantamento RTK e Preenchimento, o intervalo de registro é apenas para a sessão de preenchimento.
Ao utilizar um tipo de levantamento RTK e Registro de Dados, o Intervalo de Registro deve ser o mesmo para cada receptor – geralmente 5 segundos. O intervalo RTK permanece em 1 segundo.

Para definir o nome do arquivo de histórico, limpe a caixa de seleção Nomes automáticos de arquivo e insira o nome de arquivo no campo Nome do arquivo de histórico .

Selecione esta opção para registrar dados brutos na parte RTK de um tipo de levantamento RTK e preenchimento. Use esta opção se quiser que os dados pós-processo sejam armazenados como um backup de seu levantamento RTK. Quando esta opção é selecionada, a alternância entre os modos Preenchimento e RTK não suspende a gravação dos dados.

Para usar observações de uma constelação GNSS em um levantamento pós-processado ou em tempo real, você deve ativar o rastreamento para cada tipo de sinal que deseja usar tanto na tela Opções Rover e Opções de Base . Veja Opções de rastreamento de sinal GNSS.