Vias de seção transversal LandXML
A maioria dos pacotes de software de escritório agora exporta arquivos LandXML como vias de sequência LandXML. Se você possui um arquivo LandXML mais antigo, ele pode ser uma via de seção transversal LandXML, que consiste em um alinhamento (a linha central da via) com modelos de seção transversal relacionados. Todas as posições derivam-se do alinhamento.
Vias de seção transversal LandXML não podem ser usadas como arquivos XML no software Trimble Access Roads. Ao usar a via de seção transversal LandXML, ela será convertida em uma via RXL, e o arquivo LandXML original será retido na pasta de projeto atual.

Para usar um arquivo de via de seção transversal LandXML no Trimble Access Roads, você deve selecionar o arquivo de via de seção transversal LandXML a usar e então redefini-lo como um arquivo de via RXL.

-
No Trimble Access Roads, pressione
e selecione Definir.
- Clique em Via LandXML
- Selecione o arquivo LandXML. O arquivo deve estar na pasta de projeto do Trimble Access no controlador.
-
Clique em Próximo.
A tela Nova via será exibida. Para continuar, consulte Redefinir a via como uma via RXL abaixo.

-
No Trimble Access Roads, pressione
na barra de ferramentas Mapa para abrir o Gerenciador de camadas e selecione a aba Arquivos de mapa.
-
Pressione Adicionar e então selecione o arquivo de via de seção transversal LandXML a partir da pasta de projeto do Trimble Access no controlador, ou a partir do Trimble Connect se o projeto em que você estiver trabalhando for um projeto de nuvem. Clique em Aceitar.
Por padrão, o arquivo vinculado ao trabalho é visível no mapa, indicado pela marca de seleção ao lado do nome do arquivo
.
-
Para tornar os itens do arquivo selecionáveis, pressione o nome do arquivo na aba Arquivos de mapa. Uma marca de seleção dentro de um quadrado
indica que os itens no arquivo podem ser selecionados.
- Para fechar o Gerenciador de camadas, pressione Aceitar.
-
A partir do mapa, pressione o alinhamento para selecioná-lo e, em seguida, pressione Definir para definir uma nova via LandXML.
A tela Nova via será exibida. Para continuar, consulte Redefinir a via como uma via RXL abaixo.

- Selecione o alinhamento horizontal, o alinhamento do perfil e a superfície que definirá a via.
- Se as elevações que definem as seções transversais forem:
- absolutas, marque a caixa de seleção Valores de elevação absolutos para seções transversais para assegurar que os modelos sejam corretamente calculados.
- relativas ao alinhamento, marque a caixa de seleção Valores de elevação absolutos para seções transversais para assegurar que os modelos sejam corretamente calculados.
Para maiores informações, consulte Elevações de seção transversal.
- O formato LandXML não suporta declives laterais, mas você pode adicioná-los da seguinte maneira:
- Se o último ponto na seção transversal representar um talude, selecione a opção Ajustar último ponto da seção transversal como talude para converter esse ponto para um talude.O valor de declive do penúltimo ponto ao último ponto é então usado para definir o talude.
- Se o último ponto em cada seção transversal representar um ponto de dobra de talude, selecione a opção Adicionar talude ao último ponto da seção transversal e preencha os campos para adicionar valores de talude de corte e aterro, incluindo uma vala de corte para este ponto.Um talude pode ser definido tanto pelo lado esquerdo como direito da seção transversal.
- Selecione o método de interpolação da seção transversal da via. Selecione um:
- Elevação
- Talude
Para mais informações, consulte Interpolação de seqüência.
Para exemplos de Interpolação por elevação e Interpolação por declive transversal, consulte Exemplos de posicionamento do gabarito.
- Ao selecionar um arquivo LandXML criado a partir de um modelo 12d Model onde o tipo de transição seja cúbico, você será solicitado a selecionar o tipo cúbico apropriado. Isso ocorre porque o tipo cúbico não é identificável no arquivo. Selecione um:
- Espiral cúbica
- Parábola cúbica NSW
-
Para salvar a via editada como um arquivo de via RXL, pressione Armazenar.
O software voltará ao mapa onde a nova via está selecionada, pronta para revisar ou piquetar.

Uma vez que a via tenha sido convertida em uma via RXL, você pode editar a definição da via como pode para uma via RXL. Por exemplo, você pode adicionar pontos ou sequências adicionais.
Para editar a definição de via, pressione Definir e selecione um componente para editar. Consulte Definir uma via RXL.
Para revisar as definições da via, pressione Revisar. Consulte Revisar o projeto da via.

Para piquetar sequências ou estações que definam a via, consulte Piquetar a via.