Opções de Base
Este tópico descreve qualquer campo que possa aparecer na tela Opções de base. A tela Opções de base fica disponível quando você define o Formato de transmissão na tela Opções rover como CMR, CMR+, CMRx ou RTCM RTK para os levantamentos de tipo RTK.
Os campos disponíveis na tela Opções de base são similares para qualquer tipo de levantamento selecionado no campo Tipo de levantamento, mas os campos disponíveis mudarão dependendo do receptor GNSS selecionado no campo Tipo na caixa de grupo Configurações de antena.
A tela Opções de base não está disponível no receptor Trimble DA2.

Selecione o tipo de levantamento que deseja usar. Os demais campos na tela são atualizados para refletir o tipo de levantamento selecionado.
Geralmente, quando uma configuração de um sistema de levantamento GNSS consiste em uma base e um receptor rover, certifique‑se de que o tipo de levantamento selecionado no campo Opções Rover e no campo Opções de Base seja o mesmo. No entanto, quando houver vários rovers, pode haver várias configurações, mas deve-se garantir que, se o rover estiver registrando dados não processados, sua estação base também esteja registrando dados não processados.

Se o software não estiver conectado a um receptor GNSS, selecione a antena na lista de antenas no campo Tipo. O campo Número de peça automaticamente exibe o número de peça.
Selecione o método de medição correto para o equipamento e tipo de levantamento. Para configurar a altura padrão de antena, insira um valor no campo Altura da antena . O campo número de peça automaticamente exibe o número de peça
Insira o número de série.

Deve-se definir uma máscara de elevação abaixo da qual satélites não serão considerados. Para aplicações cinemáticas, o padrão 10° é ideal tanto para a base como rover.
Para levantamentos diferenciais onde a base e o rover estão separados por mais de 100 quilômetros, a Trimble recomenda que a máscara de elevação da base esteja abaixo daquela da configuração do rover por 1° por 100 quilômetros de separação entre a base e o rover. Geralmente, a máscara de elevação da base não deve estar abaixo de 10°.


O formato de transmissão de mensagem gerado pela base depende do tipo de levantamento selecionado.
-
Para levantamentos cinemáticos em tempo real, o formato da mensagem de transmissão pode ser CMR, CMR+, CMRx, ou RTCM RTK.
O padrão é CMRx. É um formato compactado de dados projetado para lidar com a carga extra de sinais GNSS adicionais dos mais modernos GPS, GLONASS, Galileo, QZSS e BeiDou. Somente use o CMRx se todos os receptores tiverem instalada a opção CMRx. Para verificar se esta opção está instalada no receptor, selecione Instrumento / Ajustes do receptor no controlador que estiver conectado ao receptor. Consulte Operando várias estações de base numa só freqüência de rádio.
Para operar várias estações de base em uma só freqüência, use CMR+ ou CMRx.
Alguns firmwares de receptores produzidos após 2018 tornaram obsoleto o uso de mensagens RTCM RTK v2.X. Se você tentar usar esse firmware no receptor do rover, o levantamento RTK não iniciará no Trimble Access porque o receptor não pode decifrar as mensagens RTK RTCM v2.x recebidas. Para maiores informações, consulte as notas de versão do firmware do seu receptor.

Você pode ajustar o Índice de estação para o receptor de base para um número entre 0 e 31, e você pode ajustar o Índice de uso de estação para o receptor rover para Qualquer um ou o mesmo número que a base estiver transmitindo.
O número do índice de estação de base será gerado automaticamente de acordo com o número serial do controller. Para limitar as chances de múltiplos receptores de base transmitirem o mesmo índice de estação, controladores diferentes têm números diferentes por padrão, reduzindo as chances de que você receba acidentalmente correções da base errada.


Com tipos de levantamento que envolvem pós-processamento, configure o Dispositivo de registro para o receptor ou controlador.

Para definir o intervalo de registro, insira um valor no campo Intervalo Registro . Os intervalos de registro da base e rover devem corresponder um ao outro (ou ser múltiplos um do outro).
Ao utilizar um tipo de levantamento RTK e Preenchimento, o intervalo de registro é apenas para a sessão de preenchimento.
Ao utilizar um tipo de levantamento RTK e de registro de dados, o Intervalo de registro deve ser o mesmo para cada receptor – geralmente 1 segundo. O Intervalo de RTK permanece em 1 segundo, independentemente do intervalo selecionado no campo Intervalo de registro.
Ao usar

Para usar observações de uma constelação GNSS em um levantamento pós-processado ou em tempo real, você deve ativar o rastreamento para cada tipo de sinal que deseja usar tanto na tela Opções Rover e Opções de Base . Veja Opções de rastreamento de sinal GNSS.