Para medir um ponto de offset de inclinação horizontal
Ao usar um receptor GNSS que tenha compensação de inclinação de IMU habilitada e um IMU devidamente alinhado, é possível usar o método Offset de inclinação horizontal para medir locais que não podem ser ocupados pela ponta da vara, por exemplo, ao medir o centro de uma árvore ou poste.
O método Offset de inclinação horizontal usa compensação de inclinação de IMU para calcular o azimute da vara inclinada entre o Centro de Fase da Antena (CFA) do receptor GNSS e a ponta da vara, e então projeta o recíproco do azimute (1) da ponta na distância de offset especificada (2) para calcular o ponto de offset:
- Clique em
e selecione Medir / Medir Pontos, ou, no mapa, sem nada selecionado, clique em Medir.
- No campo Método, selecione Offset incl. Hz.
-
Insira o Nome do ponto e o Código.
Se o código selecionado possuir atributos, aparecerá a tecla programável Atrib. Pressione Atrib e preencha os campos de atributos. Consulte Para inserir valores de atributos ao medir um ponto. Clique em Armazenar.
- Insira um valor no campo Altura antena e certifique‑se de que a configuração no campo Medido para esteja configurada adequadamente.
-
Insira um valor no campo Offset.
Essa é a distância da ponta da vara até o ponto de offset a ser medido. O offset é representado no Mapa por uma seta a partir do ícone de posição da ponta.
Geralmente, a vara é inclinada na sua direção – neste caso, você inserirá um valor positivo. Se precisar inclinar a vara para longe de você, insira um valor negativo.
-
Alinhe o IMU de modo que a compensação de inclinação do IMU esteja ativa e então posicione a ponta da vara na localização da fonte para o offset e pressione Medir.
-
Incline a vara mais de 15° e mire a vara no azimute necessário para o ponto de offset.
A seta de offset no Mapa fica vermelha quando a inclinação está abaixo de 15°. A seta de offset fica amarela quando a inclinação é superior a 15° e o azimute se torna utilizável. Ao medir, a barra de status mostra
. Você deve manter a ponta da vara estacionária durante a medição, mas é possível mover o receptor GNSS para mirar a vara de modo que o centro do receptor, o centro da vara, a ponta da vara e o ponto de offset sendo medido (por exemplo, o centro da árvore) estejam em uma linha reta (no mesmo azimute). O azimute no momento do armazenamento do ponto é o azimute usado para o offset.
-
Quando o tempo de ocupação predefinido e precisões forem obtidos, pressione Armazen para armazenar o ponto.
Se Autoarmazenar ponto estiver ativado, o ponto será armazenado automaticamente após as condições predefinidas serem atendidas.
-
Autoarmazenar ponto usa a precisão, o tempo e o número de opções de medição que você definiu para os pontos topo. Você deve garantir que tenha mirado o azimute correto antes que os critérios de armazenamento automático de pontos sejam atendidos. Se você estiver usando Autoarmazenar ponto, a Trimble recomenda que você mire o azimute corretamente antes de pressionar Medir.
-
A medição automática começa quando a ponta da vara fica parada. Você pode mover a antena para mirar o azimute para o offset enquanto mantém a ponta parada. A Trimble recomenda que você não use Autoarmazenar e Medição automática juntos, pois pode não haver tempo suficiente para mirar o azimute de offset. Se você usar o modo automático completo, você pode precisar aumentar o tempo de medição para se adequar.
-
Offsets verticais não estão disponíveis com a função Offset incl. Hz. O offset de inclinação horizontal é apenas horizontal; o resultado do offset calculado está na mesma elevação da medição do ponto da ponta da fonte.
-
A mira no azimute é a maior fonte de erro ao utilizar esta característica. Para obter o azimute correto, você precisa alinhar o centro da vara com o ponto de offset. Por exemplo, em um ângulo de inclinação de 25° e um comprimento de vetor de offset de 1.000 m, a diferença no azimute entre usar um lado da vara para mirar o azimute e o outro lado da vara é de aproximadamente três graus, o que significa que os dois resultados de offset estão a cerca de 5 cm de distância. Se um método de deslocamento mais preciso for necessário, use um dos métodos de offset para calcular o ponto, como A partir de uma linha de base.
-
O contador de ocupação não conta se a vara estiver a 15° do nível. Isso ocorre porque é necessária uma quantidade significativa de inclinação para um bom azimute entre a CFA do receptor GNSS e a ponta da vara a ser determinada e mirada pelo operador.
-
Para garantir que os nomes dos pontos da ponta da vara de offset de inclinação Hz sejam exclusivos, os nomes de pontos são gerados automaticamente a partir da hora do GPS, prefixados com HTO_ para denotar offset de inclinação horizontal.
-
Os pontos de offset de inclinação horizontal são armazenados como uma direção e distância (polar) no arquivo de trabalho. Para ver o azimute e a distância inseridos, mude o campo Visualização de coordenadas na tela Opções para Como armazenado.
-
Os pontos de origem (ponta da vara) armazenados com pontos de offset de inclinação horizontal são de classe de construção e, por padrão, não aparecem no mapa. Para visualizá-los no mapa, altere as configurações de filtro do mapa. Consulte Filtrando dados por tipo de medição.